PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Biblioteca Municipal recebe sessões sobre deficiência visual esta sexta-feira

8 Janeiro, 2015 - 08:07

133

0

Iniciativa é intitulada de “Ler às Escuras”.

A deficiência visual vai estar em destaque na Biblioteca Municipal de Caminha. A Rede de Bibliotecas de Caminha vai promover esta sexta-feira, dia 9, duas sessões de informação sobre a deficiência visual, intituladas de “Ler às Escuras”.
As ações de sensibilização dirigem-se a professores de educação especial e à comunidade em geral.Trata-se de uma iniciativa organizada pela Rede de Bibliotecas de Caminha em parceria com a Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia, a Acapo e o Agrupamento de Escolas Sidónio Pais.
A primeira sessão vai decorrer às 16h30 e dirige-se aos professores de educação especial. Nesta ação vão ser focadas as seguintes temáticas: – “A Acapo e a Deficiência Visual”, por Sara Almeida (psicóloga da Acapo, delegação de Viana do Castelo); “Acessibilidade à informação”, por Octávio Gradíssimo (técnico formador da Acapo, delegação de Viana do Castelo); “Realidades”, por Rui Castro (estagiário na Biblioteca Municipal de Caminha) e ainda “Caminha lê às escuras”, por Isabel Varela (colabora com a CM de Caminha para a criação de um serviço de leitura áudio).
A segunda sessão com início às 18h00 dirige-se à comunidade em geral. Nesta sessão vão ser abordadas as seguintes questões: “Formar para Integrar”, a cargo de Diana Benfica (formadora da Acapo, delegação do Porto); “Braille versus Novas Tecnologias”, por Francisco Figueiredo (formador da Acapo, delegação do Porto); “Leitura Partilhada: O voluntariado na prática da inclusão” (pela voz de Joana), a cargo de Susana Vale (técnica superior no Serviço de Leitura Especial – Gaia Inclusiva); “Caminha lê às escuras”, por Isabel Varela e “Pontos de partida”, por Rui Castro.
Recorde-se que “no dia 4 de janeiro comemorou-se o Dia Mundial do Braille, um sistema de escrita e de leitura desenvolvido por Louis Braille que, a partir do tato, facilita, entre outros objetivos, a inclusão das pessoas cegas, permitindo que estas desenvolvam um vasto número de atividades académicas, culturais e profissionais” e “o Dia Mundial do Braille consagra os princípios da dignidade, autonomia individual, liberdade de escolha e independência presentes na Convenção sobre os Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência”.

Últimas