PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Autarquia vai introduzir fatura eletrónica

9 Setembro, 2015 - 08:32

328

0

Investimento municipal foi de mais de 200 mil euros. Foi conseguido através de uma candidatura ao SAMA – Sistema de Apoio à Modernização Administrativa, que suporta 85% do total.

Quem tiver residência no concelho de Caminha já pode optar pela fatura eletrónica para controlar a faturação da água. Este é um dos benefícios imediatos que resultam de um investimento municipal de mais de 200 mil euros, conseguido através de uma candidatura ao SAMA – Sistema de Apoio à Modernização Administrativa, que suporta 85% do total. Poupar nas despesas, mas sobretudo melhorar os serviços prestados aos cidadãos foi o objetivo desta candidatura, que permitiu ainda adquirir equipamento e programas informáticos, assim como mobiliário.
No edifício da Câmara Municipal, em Caminha, ou no Gabinete de Apoio ao Munícipe, em Vila Praia de Âncora, os munícipes encontram agora uma espaço mais moderno e mais acolhedor, preparado para os receber, de forma funcional e eficaz. O sistema que suporta estes serviços foi também substancialmente melhorado, fruto deste investimento.
Um dos melhoramentos diz respeito à fatura eletrónica, funcionalidade em que o Município de Caminha é inovador ao nível do distrito, sendo um dos primeiros a implementar esta modalidade, senão mesmo a primeira Câmara a adotá-la. Algumas dezenas de pessoas já entraram no sistema e a intenção é generalizar esta possibilidade, que permitirá ao município poupar recursos, quer na impressão das fatura quer no seu envio, ao mesmo tempo que vai beneficiar as pessoas, que receberão nas suas caixas de correio eletrónico as suas faturas.
Esta facilitação vem ao encontro que que era o desejo de muitas pessoas, nomeadamente as que não residem no concelho durante todo o ano, ou porque têm aqui a sua segunda habitação ou porque se encontram emigradas. A adesão é fácil e rápida, podendo ser solicitada ao balcão ou através de correio eletrónico. De qualquer forma será necessário identificar a instalação de água em causa.
Recorde-se que o SAMA visa criar condições para uma Administração Pública mais eficiente e eficaz, através do desenvolvimento de operações estruturantes orientadas para a redução dos denominados “custos públicos de contexto” no seu relacionamento com os cidadãos e as empresas, e tem como objetivos qualificar, racionalizar desenvolver e promover a Administração Pública.
O sistema pretende ainda aumentar a eficácia e a eficiência da atividade administrativa com reflexo nas condições e no desempenho de funções de interação do Estado com os cidadãos e com os agentes económicos – oferta de um novo modelo de distribuição de serviços públicos, qualificando o atendimento aos cidadãos e às empresas e melhorando o acesso por parte destes a esses serviços.
Os investimentos em Caminha, no valor total de 213 mil euros, foram direcionados para as aquisições de mobiliário e equipamento informático para balcão único, sistema de desmaterialização e integração de processos (e-Paper), gestão de cemitérios, aumento de capacidade das atuais aplicações, aumento de mobilidade e segurança das aplicações, Balcão do Empreendedor e aquisição de Web-Services.

Últimas