PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Autarquia vai dar a conhecer à população projetos para o Mercado Municipal

14 Outubro, 2015 - 08:28

137

0

Sessão está marcada para a próxima sexta-feira, pelas 21h30. Vai decorrer no Valadares, Teatro Municipal.

Depois dos comerciantes com espaços de venda no Mercado Municipal, chegou a vez dos caminhenses em geral ficarem a conhecer os quatro projetos/concurso de ideias para a reabilitação e requalificação do Mercado Municipal de Caminha. Os projetos respeitaram as opiniões dos comerciantes e têm em comum o facto de pretenderam reconciliar aquele espaço com as pessoas, com o centro da Vila e com o Rio Minho, fazer dele um polo de atração e dar condições de funcionalidade e conforto aos comerciantes. A sessão de apresentação terá lugar na próxima sexta-feira, pelas 21h30, no Valadares, Teatro Municipal de Caminha.
Os quatro projetos são da autoria de jovens arquitetos da Escola Superior Gallaecia (ESG) que aceitaram o desafio da Câmara de Caminha e apresentaram soluções para a recuperação de um equipamento construído provisoriamente há 40 anos.
Esta é uma solução “low cost”, uma vez que as propostas foram executadas no quadro curricular, enquanto as obras a executar visam dignificar o equipamento e melhorar as suas condições gerais, melhorando também o aspeto exterior, mas não envolverão a demolição. A construção de um mercado completamente novo está prevista no projeto de requalificação de toda a marginal, no âmbito da Polis, mas esta será sempre uma solução cara de demorada. O Município decidiu avançar já com uma intervenção intermédia, não se conformando com a manutenção das condições atuais.
Os projetos em causa foram escolhidos por um júri dos dois organismos. São propostas que incidem sobre o interior e sobre o exterior, uns mais arrojados outros menos. Todos tiveram em conta as opiniões dos próprios comerciantes, conforme o apelo de Miguel Alves: “não comecem a desenhar um novo mercado sem falar com os especialistas”, lembrou o presidente da Câmara Municipal de Caminha na passada quinta-feira, aquando a sua apresentação aos principais interessados. Durante os últimos meses, as equipas de arquitetos portugueses e espanhóis andaram pelo velho Mercado Municipal, fizeram um levantamento exaustivo e falaram com as pessoas: clientes e comerciantes, sobretudo estes. Os arquitetos ouviram as suas preocupações, perceberam as suas angústias, mas também ficaram a conhecer os seus sonhos. Depois colocaram o seu saber e as mais modernas técnicas da arquitetura e do design ao serviço dos projetos.
Caberá agora à população escolher a proposta a executar, através do seu voto. O objetivo do Município é, durante os próximos dois anos, ter pelo menos a obra em execução, senão mesmo terminada.

Últimas