PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Autarquia investe mais 114 mil euros na Educação

2 Novembro, 2016 - 03:48

121

0

Edilidade vai celebrar contratos interadministrativos com várias juntas de freguesia para transportes escolares e Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF).

A Câmara Municipal de Caminha vai celebrar contratos interadministrativos com várias juntas de freguesia no montante de 114 mil euros para transportes escolares e Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF). Estas medidas vêm assim juntar-se a outras já encetadas no âmbito da educação para apoio às crianças e suas famílias. Estas e outras propostas estarão a apreciação e votação na reunião de câmara que terá lugar esta quarta-feira, pelas 15h00, no Salão Nobre do Edifício Paços do Concelho, em Caminha.
Da ordem de trabalhos faz parte a celebração de um contrato interadministrativo entre a Câmara Municipal de Caminha e a União de Freguesias de Moledo e Cristelo para apoio nas AAAF no jardim de infância de Moledo, no valor de 21 mil euros.
Recorde-se que desde setembro que as AAAF passaram a ser gratuitas para todas as crianças que frequentam os estabelecimentos pertencentes ao Agrupamento de Escolas Sidónio Pais.
A votação estarão ainda mais sete contratos interadministrativos a celebrar entre a Câmara Municipal de Caminha e as Juntas de Freguesia de Âncora, Dem, Riba de Âncora Vilar de Mouros, a União de Freguesias de Gondar e Orbacém, a União de Freguesias de Moledo e Cristelo e a União de Freguesias de Venade e Azevedo no montante de 93 mil euros, para transporte dos alunos do 1º, 2º, 3º ciclos, secundário e vocacional para os respetivos estabelecimentos de ensino.
O contrato interadministrativo a estabelecer com a Junta de Freguesia de Âncora é de 9 mil euros; com a Junta de Freguesia de Dem é de 12 mil euros; com a Junta de Freguesia de Riba de Âncora é de 12 mil euros; com a Junta de Freguesia de Vilar de Mouros é de 10 mil euros; com a União de Freguesias de Gondar e Orbacém é de 30 mil euros; com a União de Freguesias de Moledo e Cristelo é de 10 mil euros e com a União de Freguesias de Venade e Azevedo é de 10 mil euros.
No âmbito dos transportes escolares, para além dos contratos interadministrativos, o Município garante os passes escolares aos alunos do ensino secundário no ano letivo 2016/2017, isto é, a Câmara apoia as famílias que tenham alunos a frequentar o ensino secundário nas escolas secundárias do concelho e estabelecimentos de ensino fora do concelho, por força da falta de oferta formativa, no montante total dos encargos correspondentes às comparticipações nos transportes escolares na “componente aluno”.
Ainda no que respeita a apoios escolares, o Município ofereceu os manuais escolares aos alunos com escalão A e B. Esta medida englobou 50 alunos do 1º ano e 177 dos restantes anos. E, ainda, atribui incentivos a estudantes do ensino superior. Para além dos beneficiários de anos anteriores, a Câmara Municipal vai apoiar até cinco estudantes do concelho.

Últimas