PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Autarquia faz balanço muito positivo da época de Verão

22 Setembro, 2016 - 09:21

299

0

A justificar os resultados, a autarquia apresenta ‘uma estratégia concertada, de aposta clara na atração de visitantes’.

A Câmara de Caminha fez esta quinta-feira um balanço muito positivo da época de verão no concelho. A edilidade fala mesmo no “melhor verão de sempre”. A justificar os resultados, a autarquia apresenta “uma estratégia concertada, de aposta clara na atração de visitantes e no desenvolvimento da economia local. Os indicadores comprovam-no: mais turistas, oriundos de um leque mais alargado de países e reforço significativo da quantidade de peregrinos que pernoitaram no concelho. Um verão que fica ainda marcado pelo regresso consistente do Festival de Vilar de Mouros, numa edição de sucesso, reconhecido unanimemente”.
De janeiro a agosto de 2016, por exemplo, o número de atendimentos dos Postos de Turismo de Caminha e de Vila Praia de Âncora cresceu 9,5% relativamente a 2015. Destaque para a subida do número de turistas vindos de França, Alemanha e dos países do leste da Europa.
São também excelentes os resultados do turismo relacionado com os Caminhos de Santigo. Até ao final de agosto deste ano, o albergue de peregrinos de Caminha registava já mais dormidas do que em todo o ano de 2014, cerca de 2500 dormidas, a que não é alheio o investimento na promoção que se tem feito, quer através da comunicação social, quer através da melhoria das condições de atravessamento do ferryboat.
O número de peregrinos que passa pelo concelho de Caminha é muito superior a estes números, mas os indicadores daqueles que ficam a dormir no albergue revelam o crescimento exponencial desta vertente turística e cultural. Para se perceber a evolução, basta ter em conta que o número de caminheiros em final de agosto de 2016 era três vezes superior ao número registado em todo o ano de 2013.
Nos eventos, o foco volta-se novamente para Vilar de Mouros: o Festival de Vilar de Mouros registou enchentes sucessivas nos três dias e a edição 2016 fechou em festa, “com o aplauso unânime da imprensa e a certeza de que o grande festival está mesmo de volta, reconciliado com o seu público e entregue a uma organização profissional e responsável”.

Últimas