PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Autarquia dá prioridade ao investimento na educação e bem estar das crianças

23 Setembro, 2015 - 08:49

161

0

Miguel Alves quer ‘sistema educativo de qualidade que promova a inclusão, a democratização das oportunidades e o sucesso na formação de cada criança’.

Os alunos do concelho de Caminha começaram esta semana o novo ano letivo 2015/2016. O investimento na educação e no bem estar das crianças e dos alunos que frequentam os estabelecimentos de ensino do concelho é uma matéria prioritária para o executivo Caminhense. Na opinião de Miguel Alves “exige-se aos agentes públicos que contribuam para um sistema educativo de qualidade que promova a inclusão, a democratização das oportunidades e o sucesso na formação de cada criança”.
Oferecer um ensino de qualidade que permita o sucesso escolar de cada um dos alunos que frequenta as escolas do concelho é o objetivo dos decisores políticos do concelho. Assim, no ano letivo que agora iniciou, o Município está a oferecer os manuais escolares aos alunos do 1 º ciclo com escalões A e B; está a requalificar o parque informático dos estabelecimentos do 1º ciclo; vai melhorar o fornecimento das refeições com a aquisição de novo material de refeitório; vai continuar a apostar na criação das atividades de tempos livres e horário alargado na componente de apoio à família; não vai aumentar o valor das refeições escolares e do prolongamento de horário; e ainda alargou o transporte escolar gratuito a todo o ensino obrigatório.
“O Município de Caminha tem vindo a afirmar-se como parceiro das famílias e como agente de coesão social. A ampliação de medidas que permitem a conciliação entre a vida profissional e familiar, o fornecimento de refeições escolares, o cuidado na preservação dos edifícios e na modernização dos instrumentos de aprendizagem, o alargamento do transporte escolar gratuito a todo o ensino obrigatório e o apoio dado à famílias com mais dificuldades na aquisição de manuais escolares, são partes de uma estratégia que visa capacitar a nossa comunidade para o saber e o desenvolvimento”, sublinha Miguel Alves.
O Município investiu na aquisição de materiais escolares cerca de 18 mil euros e vai beneficiar cerca de 260 alunos do concelho com os Escalões A e B. Em matéria de investimento, a Câmara está a proceder à modernização dos instrumentos de aprendizagem, isto é, a substituir o equipamento informático das EB1 e Jardins de infância, dotando-os de equipamentos mais modernos, de modo a permitirem uma melhor utilização das novas tecnologias. Até ao momento, já foram contempladas as Escolas Básicas de Moledo, Lanhelas, Seixas, Caminha, Âncora e JI de Caminha. Nesta rubrica o investimento ronda os 15 mil euros.
Tendo em conta a situação económica difícil que se vive no país e no concelho de Caminha, a Câmara de Caminha vai continuar a apoiar as famílias caminhenses. O Município não vai aumentar o preço das refeições, nem do prolongamento de horário. Ainda em matéria de apoio às famílias, o Município vai continuar a adotar medidas que permitam a conciliação entre a vida profissional e familiar das famílias através da abertura dos JI das 7h30 às 19h00 e da promoção dos ATL nas pausas letivas sem interrupções, tal como aconteceu no ano letivo de 2014/2015.
Garantir um serviço de fornecimento de refeições de qualidade, que garanta as condições se higiene, salubridade e bem-estar dos alunos e alunas do concelho, é uma prioridade para o executivo. Neste sentido, vai investir cerca de 17 mil euros na aquisição do novo material de refeitório. O investimento no alargamento do transporte escolar também é avultado. Este ano, o Município vai assegurar o transporte escolar a todos os alunos do sentido obrigatório dos vários estabelecimentos de ensino do concelho, isto é, vai assegurar o transporte escolar de cerca de 800 alunos, o que se traduz num investimento de 394 mil euros.

Últimas