PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Assembleia Municipal aprovou novo PDM

9 Janeiro, 2017 - 02:40

158

0

Socialistas regozijam-se com um documento «amigo do investimento». PSD lamenta e diz que «quem perde é o concelho».

A Assembleia Municipal de Caminha aprovou o novo Plano Diretor Municipal (PDM). O novo documento estratégico traduz-se num PDM “amigo do investimento e do património natural, que permite também acomodar de forma equilibrada um eventual crescimento da população da ordem das 10 mil pessoas, durante a próxima década”, considera a autarquia.
A Proposta de Revisão do Plano Diretor Municipal de Caminha tinha sido aprovada em reunião de câmara a 21 de dezembro de 2016. Com 21 anos, “o anterior PDM encontrava-se completamente ultrapassado, desadequado à realidade e à estratégia do concelho e fora da lei, uma vez que, por imperativo legal, deveria ter sido revisto há mais de 10 anos”, recorda a edilidade caminhense. O processo de revisão só começou em 2006, não tendo sido concluído pelo anterior Executivo. “Com a aprovação deste PDM pela Assembleia Municipal, a Câmara cumpre a lei que, como referimos, estava a ser violada de há 11 anos para cá”. “Desde logo, é importante sublinhar que o novo PDM prevê zonas de construção por utilizar que acomodam a possibilidade de a população do concelho de Caminha crescer em 10 mil habitantes nos próximos anos”, continua a autarquia em nora de imprensa. Já o presidente da Câmara, Miguel Alves, salienta que “isso é revolucionário porque segundo os números do INE a população do concelho diminuiu 2,6% entre 2001 e 2011 (a maior descida desde o 25 de abril) e entre 2011 e 2014 (últimos números conhecidos) diminuiu mais 2.4%, sendo imperioso ajustar o PDM às novas realidades e inverter o ciclo de perda populacional que a ausência de estratégias dos últimos anos provocou”.
Já o PSD, começou por salientar que “o novo PDM foi aprovado com os votos favoráveis das bancadas do PS e da CDU, mais os votos da esmagadora maioria dos Presidentes de Junta. De 14 Juntas de Freguesia, apenas quatro votaram contra o PDM agora aprovado”. “De notar que alguns presidentes de junta que tiveram reclamações desfavoráveis votaram favoravelmente. Curioso ou contraditório?”, questionou a vereadora Liliana Silva. “Quem perde é o concelho de Caminha e só podemos dizer que estaremos ao lado das pessoas e assim que tivermos oportunidade iremos alterar este PDM de forma cabal transformando o nosso concelho mais atrativo a investidores, com a valorizaçao necessaria dos terrenos das pessoas que ficaram hoje desvalorizados, com a criaçao de zonas empresariais junto aos nós da A28, para criar emprego e por fim olhar para a nossa frente maritima e ribeirinha como potencial turístico e económico e dinamizar nesse sentido”, garantiu a líder social-democrata.

Últimas