PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Arte na Leira arranca este sábado

15 Julho, 2014 - 07:16

274

0

Iniciativa conta com a participação de quatro dezenas de artistas.

Quatro dezenas de artistas vão participar este ano na Arte na Leira, patente a partir do próximo sábado, em plena Serrade Arga. A 16ª edição abre portas na Casa do Marco pelas 18h30, com um conjunto de atividades, música e fogo-de-artifício. O músico Gil do Carmo e a fadista Maria Cunha participam neste primeiro dia da mostra, uma iniciativa do pintor Mário Rocha.
A casa do pintor Mario Rocha, assim como o espaço circundante da leira, estão por estes dias em grande azáfama. Há arte por todo o lado e preparam-se os espaços para mostrar ao público, a partir de sábado, dia 19 de julho, e até 24 de agosto, dezenas de obras nas áreas de pintura, escultura, fotografia, tapeçaria, cerâmica e instalações, entre outras. Este ano haverá também art car, uma novidade que promete transformar um dos modelos da Volvo numa obra de arte.
Nesta 16ª edição, são cerca de quatro dezenas os artistas que reúnem as suas obras na mostra, alguns deles em representação de Espanha, Holanda, França e Irão. Como vem sendo tradição, vão também participar no evento os institutos politécnicos de Bragança. Cávado e Ave, Porto e Viana do Castelo, a que se juntam o Centro Português de Serigrafia (Carlos Calvet) e a Galeria de Arte do Casino Estoril.
O primeiro dia vai ser ainda marcado por momentos musicais de elevado nível. O fado estará representado por Maria Cunha, acompanhada à guitarra portuguesa por Francisco Vieira. O músico Gil do Carmo é outra presença confirmada. Amigo pessoal do pintor Mário Rocha, o cantor regressa à Serra de Arga, onde participará na festa de inauguração a Arte na Leira.
O programa deste primeiro dia inclui ainda a apresentação de um livro sobre o percurso artístico de Mário Rocha. Chama-se “Retrato de uma Vida” e conta com a colaboração de várias figuras, pertencentes às mais diversas áreas.
A Arte na Leira é uma iniciativa artística, que acontece no coração da Serra de Arga, na freguesia de Arga de Baixo, em Caminha. Durante o período da mostra há uma mistura perfeita entre ruralidade e artes, e uma sã convivência entre as gentes mais genuínas da serra e os muitos visitantes que ali acorrem, aspetos que tornam esta iniciativa única. O evento tem o apoio do município de Caminha.

Últimas