PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Argela e Venade querem requalificação de caminho que liga as duas freguesias

21 Outubro, 2015 - 10:45

156

0

Requalificação foi a proposta mais votada esta terça-feira no encontro de participação que decorreu em Venade e que será alvo de análise técnica de validação.

A requalificação do caminho entre Argela e Venade (Colarinha e Aldeia Nova) foi a proposta mais votada esta terça-feira no encontro de participação que decorreu em Venade e que será alvo de análise técnica de validação. Os encontros de participação continuam até ao final do mês, sendo que esta quarta-feira decorre na Junta de Freguesia de Âncora.
Depois de Dem e Seixas, Venade acolheu o terceiro encontro. Participaram 10 pessoas, distribuídas por dois grupos. As duas mesas apresentaram 4 propostas ao plenário: Requalificação do caminho entre Argela e Venade (Colarinha e Aldeia Nova) (oito); rota dos moinhos / limpeza cursos de água, freguesias Venade / Azevedo e Argela (sete); parede artificial de escalada na freguesia de Lanhelas (quatro) e recuperação da água pública que abastece o fontanário e o tanque do adro em Venade (um).
As propostas mais votadas em plenário e que serão alvo de análise técnica de validação são: Requalificação do caminho entre Argela e Venade (Colarinha e Aldeia Nova) e rota dos moinhos / limpeza cursos de água, freguesias Venade / Azevedo e Argela.
A estas propostas, juntam-se assim as mais votadas nos encontros anteriores: adaptação do Centro Cultural de Gondar em Centro de Dia/Apoio Domiciliário; cobertura de internet sem fios nas Argas; implementação de parque infantil e equipamento fitness na Beirada do Rio, em Lanhelas; remodelação/requalificação da creche de Lanhelas; recuperação do edifício da EB1 de Lanhelas; requalificação das barracas dos pescadores em Lanhelas; casa mortuária em Lanhelas e requalificação da Casa das Pedras em Seixas. Até ao momento, a equipa de análise técnica já tem 10 projetos para analisar para as freguesias de Lanhelas, Seixas, Gondar, Argas, Venade, Azevedo e Argela.
Os encontros de participação vão prolongar-se até ao final do mês. Quinta-feira, dia 22, realiza-se mais um em Âncora. O Município de Caminha convida os caminhenses a participarem, a apresentarem propostas e a decidirem os projetos que querem para o concelho. Lembramos que apesar do encontro ser em Âncora podem participar pessoas de todas as freguesias, já que estas sessões não estão circunscritas a uma freguesia.
Recorde-se que o orçamento participativo de Caminha assenta num modelo de participação de caráter deliberativo, através do qual os participantes poderão apresentar propostas e decidir os projetos que consideram ser os mais prioritários até 180 mil euros, ou seja, a verba contemplada no orçamento participativo para este ano correspondente ao montante de IRS que se prevê que os munícipes do concelho paguem durante o ano de 2015. É importante referir que cada projeto não poderá ultrapassar os 60 mil euros.

Últimas