PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha
Destaques

Caminha aquece para o Artbeerfest – Esperam-se os melhores cervejeiros do mundo

5 Julho, 2019 - 01:47

378

0

PUB Caminha recebe mais uma edição do Artbeerfest entre os próximos dias 11 e 14 de julho. Um festival de cerveja artesanal que já faz parte dos caminhenses e que […]

PUB

Caminha recebe mais uma edição do Artbeerfest entre os próximos dias 11 e 14 de julho. Um festival de cerveja artesanal que já faz parte dos caminhenses e que este ano promete, uma vez mais, trazer ao Alto Minho os melhores cervejeiros do mundo. No total, são esperados cerca de 30 mil visitantes.

Da Dinamarca, volta a marcar presença um dos cervejeiros mais carismáticos do mundo – Mikkeller– que adotou Caminha e o Artbeerfest quase como segunda casa. Com ele, além do carisma, da popularidade e do conhecimento, traz ainda a mais famosa corrida do mundo cervejeiro, a World Beer Run.

Dos Estados Unidos da América (EUA) – que continuam pioneiros nesta área, que souberam alavancar como destino
cervejeiro internacional -, chegam cervejas emblemáticas, designadamente, de Portland, NY, Chicago e Buffalo… são sete ao todo.

Uma nota especial ainda para o projecto Beer Without Borders que vem com estatuto de convidado especial, trazendo quatro cervejeiras escocesas, num movimento de afirmação do interesse e necessidade da Escócia no espaço da União Europeia, uma espécie de anti-Brexit cervejeiro, bonacheirão e com muito humor.

De destacar ainda a primeira vinda a Portugal da Beavertown, a icónica cervejeira londrina com raízes na família Plant, de Robert Plant dos lendários Led Zeppelin.

Em paralelo, chegam ao Artbeerfest várias edições especiais, exclusivamente produzidas para este evento, também chamado de Meca da cerveja portuguesa, como a Caminha Cherry Bomb (dos espanhóis Santo Cristo) ou a produção colaborativa realizada em Chicago, com a Marz, Catraio, Lupum e MØM – uma cervejeira nómada que tem origem em Caminha – e que é também uma homenagem à Sibila de Agustina Bessa Luís, chamada Sibilant Cytronia.

Neste contexto, e aproveitando a estadia de toda esta massa crítica de referência internacional, através do projecto MØM, serão produzidas cinco edições colaborativa juntando cervejeiros portugueses, uma Torre de Babel da cerveja. 

 

Muito mais para além da cerveja

 

Nem só de cerveja vive o Artbeerfest. Facto. Para a próxima edição está marcada a estreia mundial do primeiro documentário sobre o fenómeno da cerveja artesanal em Portugal, da autoria da premiada jornalista/documentarista Catarina Neves.

Há também arte para ver. Em alguns pontos de interesse da carismática vila do Alto Minho, acontecem exposições de arte e mostras de artistas com curadoria das cervejeiras. Na praça dos cervejeiros, um painel cadavre exquis vai fazer com que cada cervejeiro presente deixe a sua marca em tinta, ao vivo e para sempre ligados a Caminha.

Para os amantes do desporto, vai acontecer a World Beer Run. Para além do interesse desportivo e saudável de uma corrida de 10 quilómetros, os participantes socializam com uma hidratante cerveja em mão da Mikkeller Running Club, o movimento global que serve de inspiração a mais de 20 mil runners em todo o globo.

 

Música e animação num evento que deixa Caminha a rebentar pelas costuras

 

Já é difícil encontrar quem não tenha visto fotos aéreas das últimas edições do Artbeerfest Caminha. Todas elas icónicas com o coração da vila apinhadíssimo. Sobretudo ao som da música que este ano promete novas criações artísticas e performances musicais: a Cumbia colombiana dá o mote, com Rosa Mimosa y sua Mariposas; o one man band italiano Galirò; os excêntricos Fita Cola project;  o irrequieto produtor discográfico brasileiro residente em Berlim, Rodrigo Da Matta; a estrela cintilante das prima donnas Hollywoodish, Brian Stillwater Strumke, um musico-cervejeiro, ex DJ de referência mundial.

Uma última curiosidade. Entre mais de 300 cervejas, o público vai poder provar Cocktails e Punches da Phantom Spirits dinamarquesa. Um projeto de rums de fazenda envelhecidos, do Panamá, República Dominicana e Guatemala, maturaram em barricas por onde passam cervejas da Mikkeller e Omnipollo. Mixologia pela mão de Lia Oliveira.

Este evento é organizado pela OG & Associados. Conta com apoio e colaboração da Câmara Municipal de Caminha.

 

PUB

 

Últimas