PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: ‘Andainas’ estão de volta – Conheça as quatro que vão ser realizadas

6 Abril, 2022 - 10:12

607

0

Inscrições abrem no próximo dia 11 de abril.

As Andainas/Caminhadas estão de volta já este mês, em Caminha, depois da interrupção ditada pela pandemia. São quatro as propostas da edição 2022, duas no Alto Minho e duas na Galiza e o início destes percursos é em Caminha, pela Serra d’Arga, no próximo dia 30 deste mês.

 

A apresentação do evento decorreu esta terça-feira, em A Guarda, na Galiza, sendo esta uma iniciativa conjunta dos municípios de A Guarda e Caminha. As inscrições abrem a 11 de abril.

 

Os autarcas das duas margens do Rio Minho congratularam-se por ser finalmente possível retomar a normalidade, depois de dois anos “muito anti-sociais”, como referiu António Lomba, Presidente da Câmara de A Guarda.

 

O autarca galego realçou a importância de se salvaguardar a saúde física, mas de se promover também a saúde mental que estas caminhadas propiciam. António Lomba destacou igualmente o simbolismo das caminhadas, enquanto momentos de consolidação da união entre os dois povos ribeirinhos.

 

Na mesma linha, o Presidente da Câmara de Caminha mostrou-se satisfeito por ser possível retomar o evento, destacando a importância do primeiro percurso decorrer na Serra d’Arga.

 

“Voltar desta forma à Serra d’Arga é um momento de festa” frisou Miguel Alves, agradecendo o empenho do Município de A Guarda na batalha contra a possibilidade de prospeção de lítio naquela área.

 

Recorde-se que após a oposição generalizada e a tomada de várias medidas e posições por parte da Câmara de Caminha contra a perspetiva de prospeção de lítio, a boa notícia acabou por chegar no início de fevereiro último, com o Ministério do Ambiente e da Ação Climática (MAAC) a informar que a Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) promovida pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) concluiu que na área da Serra d’ Arga “as restrições ambientais inibem a prospeção e consequente exploração” de lítio, ficando assim fora do objeto do futuro concurso.

 

As Andainas/Caminhadas de Primavera 2022 incluem quatro percursos no total, a realizar entre 30 de abril e 9 de julho, que passam pela Serra d’Arga (Caminha), PR-G 93 Ruta da Ribeira do Ulla (Touro), Trilho da paisagem protegida Corno do Bico (Paredes de Coura) e Sendeiro Natural Aciveiro (Forcarei).

 

Os interessados em participar nestas andainas podem informar-se na Oficina de Turismo de A Guarda (986614546) ou no endereço eletrónico turismo@aguarda.es

 

Em Caminha, as inscrições podem ser realizadas através dos telefones 258721708 ou 914476461 ou no endereço eletrónico ambiente@cm-caminha.pt As inscrições abrem no próximo dia 11 de abril.

 

 

Confira o calendário:

Trilho na Serra d’ Arga em Caminha – 30 de abril
As caminhadas iniciam-se no dia 30 de abril com o Trilho na Serra d'Arga, em Caminha, um percurso ecológico e paisagístico com 15 km de extensão e grau de dificuldade moderado/médio, que partirá de Arga de Cima (Caminha) e que durará aproximadamente 5h50.

 

PR-G 93 Rota pela Ribeira do Ulla em Touro – 14 de maio
No sábado, dia 14 de maio, realiza-se a segunda caminhada programada, com PR-G 93 Ruta pela Ribeira do Ulla em Touro, um percurso linear de conteúdo natural e etnográfico que partirá da Ponte Basede e terminará em São Pedro da Ribeira, com uma distância total de 13 km e duração de 4 horas.

 

Trilho na Paisagem Protegida Corno do Bico em Paredes de Coura – 4 de junho
A 4 de junho realiza-se a terceira “andaina” no Trilho da Paisagem Protegida Corno do Bico, em Paredes de Coura, uma rota ecológica/paisagística com uma distância de 12 km, com uma duração aproximada de 4 horas e meia e um grau de dificuldade médio.

 

PR-G 100 Sendeiro Natural Aciveiro en Candán (Forcarei) – 9 de julho
A última destas “andainas” tem lugar sábado, dia 9 de julho, com a “ruta PR-G 100 Sendeiro Natural Aciveiro”, com uma rota ecológica e etnográfica, que partirá do Mosteiro de Aciveiro para percorrer um total de 15 km, numa duração estimada de 4 horas e meia e um grau de dificuldade médio.

 

 

[Fotografia: Arquivo/Município Caminha]

Últimas