PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Alunos do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais já experimentaram o Remo

13 Novembro, 2017 - 04:23

370

0

Os alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, do concelho de Caminha, começaram há dias a sua formação desportiva em Remo. “Primeiras Remadas”, […]

Os alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, do concelho de Caminha, começaram há dias a sua formação desportiva em Remo. “Primeiras Remadas”, uma atividade a desenvolver ao longo do ano letivo, é uma das apostas no desenvolvimento da náutica, e resulta de uma nova política na área do desporto, com parcerias entre a Câmara Municipal de Caminha, Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, Nautiminho e Sporting Club Caminhense (SCC).
As crianças do concelho de Caminha estão a iniciar-se no Remo, com aulas nas instalações do Centro de Formação Desportiva Remo Caminha. Esta é uma atividade destinada a todos os alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais. Decorre nas instalações do Sporting Clube Caminhense, nas tardes de quinta-feira, de acordo com a calendarização estabelecida.

O “Primeiras Remadas” integra o Projeto Nautismo – Atividades Náuticas no 1º Ciclo, e as aulas envolvem três professores do Centro de Formação, sendo os alunos acompanhados pela professora titular de turma. A primeira aula foi acompanhada pelo vereador do Desporto da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages.
O Remo é uma das novidades deste ano letivo em matéria de desporto. Os alunos do 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais vão ter também nas aulas de Educação Física, pela primeira vez, as modalidades de SUP (Stand Up Paddle) e Canoagem. O Surf vai igualmente, em breve, ser uma realidade.
Para concretizar estas práticas, foram assinados em setembro último dois protocolos, entre a Câmara Municipal de Caminha, Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, Nautiminho e Sporting Club Caminhense (SCC).

Conforme salientou o presidente da Câmara, Miguel Alves, na cerimónia de assinatura do protocolo, “isto vai colocar o concelho de Caminha na vanguarda da prática desportiva no futuro e, hoje, na vanguarda daquilo que é a especial ligação do desporto, da comunidade e da escola. Hoje podemos ter os nossos meninos naquilo que faz parte da nossa história, que faz parte das nossas condições e honra aquilo que deve ser o trabalho dos políticos e dos responsáveis que estão à frente das instituições do concelho”.
As novas aulas respondem também a um anseio antigo do Agrupamento. A diretora, Maria Esteves, destacou na mesma ocasião a importância dos protocolos para o Agrupamento. “Os desportos náuticos eram aqueles que não tínhamos em prática desportiva, porque o Agrupamento não tinha e não tem as condições necessárias. Só é possível com a colaboração da Câmara Municipal”, concluiu.

Últimas