PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Caminha

Caminha: Alunos da Básica e Secundária formaram laço azul no centro da vila

30 Abril, 2022 - 02:39

280

0

Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Caminha, em parceria com a Câmara Municipal de Caminha, fechou esta sexta-feira o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância com a formação de um laço azul humano em frente à Torre do Relógio, naquele concelho.

 

A iniciativa contou com a participação dos alunos da turma do 5ºD da Escola Básica e Secundária do Concelho.

 

De referir que durante a noite desta sexta-feira a Torre do Relógio esteve iluminada de azul como sensibilização para a temática. O mesmo vai acontecer este sábado.

 

Todos os anos, durante abril assinala-se o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. O Laço Azul é o símbolo associado a esta temática.

 

O “Movimento Laço Azul” nasceu em 1989, na Virgínia, nos Estados Unidos da América quando Bonnie Finney tomou a decisão de colocar uma fita azul na antena do seu carro, de modo demonstrar publicamente a sua dor pelos maus-tratos de que os seus netos vinham sendo vítimas. As crianças tinham sido maltratadas pela mãe (filha de Bonnie), e pelo namorado desta. A cor azul, tristemente, representava as nódoas negras nos corpos dos pequenos.

 

A Organização Mundial de Saúde define abusos ou maus-tratos às crianças como “todas as formas de lesão física ou psicológica, abuso sexual, negligência ou tratamento negligente, exploração comercial ou outro tipo de exploração, resultando em danos atuais ou potenciais para a saúde da criança, para a sua sobrevivência, para o seu desenvolvimento ou dignidade num contexto de uma relação de responsabilidade, confiança ou poder”.

 

 

[Fotografia: Município Caminha]

Últimas