PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Adaptação de Centro Cultural em Centro de Dia foi proposta mais votada em Dem

16 Outubro, 2015 - 08:56

145

0

Encontros participativos vão prolongar-se até ao final do mês. O Município de Caminha convida os caminhenses a participaram, a apresentarem propostas e a decidirem os projetos que querem para o concelho.

A Adaptação do Centro Cultural de Gondar em Centro de Dia/Apoio Domiciliário e cobertura de internet sem fios nas Argas foram as propostas mais votadas no Encontro Participativo que decorreu em Dem e que serão alvo de análise técnica de validação. Guilherme Lagido abriu a primeira sessão assegurando que os encontros participativos são importantes para o exercício democrático e para a construção de um “concelho melhor”. Os encontros participativos continuam até ao final do mês.
No concelho de Caminha os encontros participativos começaram esta semana, em Dem. Esta primeira sessão contou com 11 participantes, distribuídos por três grupos. Aos participantes, o vice-presidente do Município deixou uma mensagem no sentido de defender “acerrimamente as vossas ideias. Estou certo que vamos ter bons contributos”. Estes grupos apresentaram seis propostas: adaptação do Centro Cultural de Gondar em Centro de Dia/Apoio Domiciliário; cobertura de internet sem fios nas Argas; rede wi-fi gratuita (Argas, Dem, Gondar e Orbacém); criação de um parque infantil em Gondar; feirinha de tradições a realizar em Dem e nas Argas e ainda plantação de folhosas na Serra d’Arga. Tendo em conta a semelhança das propostas “cobertura de internet sem fios nas Argas” e “rede wi-fi gratuita (Argas, Dem, Gondar e Orbacém) ” fundiram-se apenas numa “cobertura de internet sem fios nas Argas” e no Plenário foram então apresentadas cinco.
As propostas mais votadas em plenário segundo a ordem de pontuação foram: adaptação do Centro Cultural de Gondar em Centro de Dia/Apoio Domiciliário (oito pontos), cobertura de internet sem fios nas Argas (sete pontos) e plantação de folhosas na Serra d’Arga (quatro pontos). Mas só as duas primeiras serão alvo de análise técnica de validação.
Os encontros participativos vão prolongar-se até ao final do mês. O Município de Caminha convida os caminhenses a participaram, a apresentarem propostas e a decidirem os projetos que querem para o concelho.
Recorde-se que o orçamento participativo de Caminha assenta num modelo de participação de caráter deliberativo, através do qual os participantes poderão apresentar propostas e decidir os projetos que consideram ser os mais prioritários até 180 mil euros, ou seja, a verba contemplada no orçamento participativo para este ano correspondente ao montante de IRS que se prevê que os munícipes do concelho paguem durante o ano de 2015. É importante referir que cada projeto não poderá ultrapassar os 60 mil euros.

Últimas