PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha acolhe Colóquio sobre Luciano Pereira da Silva a 21 e 22 de Novembro

18 Novembro, 2014 - 07:54

149

0

Iniciativa vai proporcionar diversas atividades, entre as quais palestras com nomes importantes da comunidade académica nacional.

Caminha vai homenagear Luciano Pereira da Silva, um homem que se destacou em áreas como a matemática, a física astronómica e a ciência náutica e cujo trabalho desenvolvido continua a ser uma referência. O Agrupamento de Escolas Sidónio Pais e a Câmara Municipal de Caminha vão assinalar a data dos 150 anos do nascimento com a realização do Colóquio Interdisciplinar dos 150 anos do Nascimento de Luciano Pereira da Silva, nos dias 21 e 22 de novembro.
O Colóquio Interdisciplinar vai proporcionar diversas atividades: palestras com nomes importantes da comunidade académica nacional, em áreas como a ciência náutica, a astronomia ou a matemática atuarial; exposições, como é o caso da exposição biobibliográfica sobre Luciano Pereira da Silva, com a contribuição de espólios particulares e da Biblioteca do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra; o lançamento da reedição do livro “A Astronomia dos Lusíadas” do estudioso caminhense, que é fac-símile da edição de 1915, com anotações do próprio autor e uma noite de teatro, com a estreia da peça “Novo céu”, da autoria do sobrinho bisneto de Luciano Pereira da Silva, António Luciano Roma Torres.
Assim, na sexta-feira, dia 21, o Colóquio tem início às 18 horas, no Museu Municipal de Caminha, com a abertura da mostra de trabalhos do concurso escolar da Escola Básica e Secundária de Caminha “Ciência Náutica e instrumentos de navegação na época de expansão marítima portuguesa”. A seguir será inaugurada a exposição biobibliográfica sobre Luciano Pereira da Silva, com a contribuição de espólios particulares e da Biblioteca do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Às 19 horas, vai decorrer o lançamento da reedição do livro “A Astronomia dos Lusíadas”, de Luciano Pereira da Silva, fac–símile da edição de 1915 anotada pelo autor, existente no espólio da Biblioteca do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
O primeiro dia do Colóquio termina com a apresentação da peça de Teatro “NOVO CÉU”, de António Luciano Roma Torres, às 21h30, no Valadares, Teatro Municipal.
No dia 22, o Valadares, Teatro Municipal é palco das várias palestras que compõem o Colóquio. A partir das 9 horas, será possível assistir às seguintes intervenções: “Luciano Pereira da Silva e a história da ciência náutica portuguesa”, a cargo de Henrique Leitão (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa); “A Astronomia dos Lusíadas”, a cargo de Máximo Ferreira (Centro Ciência Viva de Constância); “Luciano Pereira da Silva e a criação do Gabinete de Geometria da Universidade de Coimbra”, a cargo de Carlota Simões (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra) e “A Astronomia no currículo escolar, do tempo de Luciano Pereira da Silva à atualidade”, por Agostinho Oliveira (Escola Básica e Secundária de Caminha).
Da parte da tarde, as palestras continuam: “Luciano Pereira da Silva e a Matemática Actuarial em Portugal”, a cargo de Ana Patrícia Martins (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu / Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, FCUL-FCT-UN); “Luciano Pereira da Silva e Sidónio Pais: notas de uma amizade transcaminiana”, por Armando Malheiro da Silva (Faculdade de Letras da Universidade do Porto) e “Luciano Pereira da Silva e a Caminha do seu tempo”, a cargo de Paulo Torres Bento (Escola Básica e Secundária de Caminha).

Últimas