PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Câmara preocupada com o aumento do número de idosos a viver sozinhos no Vale do Minho

14 Março, 2014 - 07:21

401

0

Presidente garante que a autarquia está atenta.

A Câmara de Monção mostrou-se preocupada com o aumento do número de idosos a viver sozinhos ou isolados no Vale do Minho. Recorde-se que,de acordo com os dados mais recentes da GNR,exitem hoje 822 idosos que “vivem sozinhos e/ou isolados” em toda a região do Alto Minho. Mais 269 casos relativamente ao ano passado.
“É preocupante. Tudo vamos fazer com os nossos Serviços Sociais para acudir a esta gente tal como o temos feito ao longo dos anos. Os nossos serviços têm feito um trabalho extraordinário. Vão ter em conta esse número para ajudarmos em primeira mão essa gente isolada”, disse à Vale do Minho o presidente da Câmara de Monção, Augusto Domingues.
Estes números também não agradam ao antigo presidente da Câmara de Monção. José Emílio Moreira alertou para o envelhecimento da população no Vale do Minho. “As pessoas fogem. Não há desenvolvimento económico nem incentivos do Poder Central. Os jovens continuam a não ter aqui condições de ter a qualidade de vida com que sonham. Há uma debandada e ficam os idosos que muito me preocupam. Felizmente em Monção tem havido uma capacidade muito grande de Apoio Social”, disse o antigo autarca.
A GNR identificou 33.963 idosos a viverem sozinhos ou isolados em todo o país, mais 5.766 do que na operação “Censos Sénior” realizada no ano passado, revelou aquela força de segurança.
Os militares da GNR encontraram também 5.370 idosos a viverem acompanhados, mas que “se encontram numa situação de vulnerabilidade” devido às suas “limitações físicas e psicológicas”.

Últimas