PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Câmara preocupada com desertificação das freguesias do interior

28 Março, 2014 - 07:24

201

0

Autarquia diz que o concelho é o espelho do que sucede a nível nacional.

A Câmara de Cerveira está preocupada com a desertificação das freguesias do interior do concelho. Hoje assinala-se o Dia Mundial da Juventude e a vereadora da educação, Aurora Viães, revela um território que, segundo diz, acaba por ser o espelho do que acontece a nível nacional. “O nosso concelho acaba por reflectir a realidade do país. Queixámo-nos de que as regiões do interior do país apresentam uma fuga de população sobretudo nas faixas etárias mais jovens, e dentro do concelho de Vila Nova de Cerveira sentimos exactamente a mesma coisa. As nossas freguesias do interior apresentam dados de envelhecimento muito maiores do que as nossas freguesias do litoral”, disse a autarca à Vale do Minho.
Como causas deste cenário, a vereadora apontou sobretudo a falta de transporte e a falta de ofertas de emprego. Factores que levam os jovens a abandonar a terra onde nasceram mas uma tendência que a Câmara quer inverter. “Estamos a trabalhar num projecto que passa pela dinamização do Conselho Municipal de Juventude. Temos muitas associações que tentam captar essas faixas etárias mais jovens e também elas já sentem algumas dificuldades. Aquilo que pretendemos com esse conselho é criar um organismo onde os jovens se sintam à vontade para poder participar na vida social e política do concelho e, ao mesmo tempo, serem também eles a sugerir actividades e procedimentos que se possam ter em conta na hora de pensar em políticas de trabalho, culturais e sociais”, explicou Aurora Viães.
Já no que diz respeito ao desemprego jovem, o IEFP revela uma diminuição em Cerveira. No passado mês de fevereiro registavam-se nos Centros de Emprego 57 jovens cerveirenses com menos de 25 anos. Menos 34 relativamente ao mesmo mês do ano passado.

Últimas