PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Câmara lança concurso público para 3ª fase de requalificação da Fortaleza

29 Novembro, 2010 - 08:36

218

0

No decorrer desta semana, a Câmara Municipal de Valença vai lançar a concurso público a 3ª fase de requalificação da Fortaleza. Após a conclusão das obras, é intenção do executivo proceder a uma "deslocalização dos estabelecimentos de diversão nocturna para dentro das muralhas.

No decorrer desta semana, a Câmara Municipal de Valença vai lançar a concurso público a 3ª fase de requalificação da Fortaleza. O vice-presidente sublinha uma intervenção de fundo "necessária e ambiciosa" numa das principais zonas comerciais da Praça-Forte, entre a Rua Direita e a Rua da Oliveira.

Manuel Lopes explica que vão ser requalificadas todas infra-estruturas para que, "após alguns transtornos com os trabalhos, esta área fique com uma nova imagem, atraindo mais turistas".

O vice-presidente da Câmara de Valença confirma que após a conclusão das obras de requalificação da Fortaleza, é intenção do executivo proceder a uma "deslocalização dos estabelecimentos de diversão nocturna para dentro das muralhas, criando como que "um espaço comercial". Segundo Manuel Lopes, "a Praça Forte já não é maioritariamente habitacional, e esta medida seria "mais cómoda para quem explora os bares, quer para os munícipes".

De acordo com o calendário do executivo municipal, a 3ª fase de requalificação da Fortaleza de Valença vai iniciar na primeira quinzena de Janeiro, para estar concluída em Abril de 2012, num investimento de 2,2 milhões de euros, financidos por fundos comunitários. O concurso público é lançado no decorrer desta semana.
Depois é intenção da autarquia de Valença avançar de imediato no terreno com a 4ª e última fase de trabalhos na ala nascente. O projecto está concluído, e o passo seguinte é garantir financiamento comunitário para cobrir 70% do investimento estimado em 2,5 milhões de euros.
Recorde-se que Eduardo Souto Moura é o autor do projecto de requalificação global da Fortaleza de Valença em curso, e cujo principal objectivo é restruturar grande parte das construções subterrâneas e, em simultâneo, alterar o aspecto exterior da zona amuralhada. Esta intervenção de grande envergadura surgiu da necessidade de salvar da ruína a antiga Praça Forte de arquitectura militar, que está classificada como Monumento Nacional e tem também subjacente a pretensão de candidatar o município de Valença, conjuntamente com o seu vizinho de Tui (Espanha) a Património da Humanidade.
Até agora foram investidos cerca de cinco milhões de euros nas primeiras duas fases da intervenção.

Últimas