PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Câmara lança campanha de divulgação do tele

8 Agosto, 2011 - 08:22

254

0

Aproveitando a estadia de centenas de emigrantes no concelho, a Câmara Municipal de Monção promove, esta segunda-feira, uma campanha de divulgação do tele-alarme junto desta comunidade.

Aproveitando a estadia de centenas de emigrantes no concelho, a Câmara Municipal de Monção promove, esta segunda-feira, uma campanha de divulgação do tele-alarme junto desta comunidade.

Lançado no Verão passado, o tele-alarme de Monção, com capacidade para dar resposta a cerca de uma centena de idosos, está apenas a apoiar cerca de 20 pessoas. O presidente do executivo municipal explica que a pouca adesão deve-se à pouca informação em torno do equipamento. José Emílio Moreira diz que, além de sensibiliar os potenciais utentes, é "urgente" atingir os familiares, sobretudo os emigrantes, grande maioria são jovens, cujos parentes ficam sozinhos. O autarca quer abranger o maior número de idosos num concelho maioritariamente envelhecido.

O sistema de tele-alarme, no concelho de Monção, é gerido por quatro Instituições Particulares de Solidariedade Social, pela Santa Casa da Misericórdia e financiado pela autarquia local.
Trata-se de um sistema fácil de utilizar. Na casa dos idosos é colocado um aparelho com ligação aos bombeiros locais. É também distribuída uma pulseira ou um colocar apetrechados com um botão vermelho. Basta o idoso carregar no botão para imediatamente ser accionada uma resposta ao alarme. A resposta poderá variar: pode ir desde uma simples chamada para a casa do idoso, ao envio de uma equipa para verificar se está tudo bem.
A campanha de divulgação do sistema de tele-alarme junto da comunidade emigrante de Monção está agendada para as 10h00 desta segunda-feira, no centro Paroquial de Pias, e poderão ser recolhidos alguns testemunhos de pessoas que já utilizam o sistema.

Últimas