PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Câmara inauguração Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro. Familiares do escritor presentes

13 Julho, 2013 - 09:56

127

0

Uma aspiração antiga que se torna realidade. A Câmara Municipal de Paredes de Coura inaugura, este sábado, a Biblioteca Aquilino Ribeiro, com a presença de familiares do escritor.

Uma aspiração antiga que se torna realidade. A Câmara Municipal de Paredes de Coura inaugura, este sábado, a Biblioteca Aquilino Ribeiro, com a presença de familiares do escritor.

Recorde-se que esta obra resulta de um investimento total de 1,7 milhões de euros, comparticipada por fundos comunitários, através da requalificação da antiga escola primária da vila, desativada há cerca de quatro décadas e com estado de degradação muito avançado.

O vice-presidente da autarquia courense sublinha que este novo espaço era uma necessidade e um anseio com mais de uma década, dado que a actual biblioteca, instalada num edifício desde os anos 80, não correspondia às necessidades de uma valência moderna.

A autarquia courense homenageia, assim, o autor do romance “A Casa Grande de Romarigães” – figura maior da literatura portuguesa, que, em meados do séc. XX, viveu em Paredes de Coura, fruto do seu casamento com a filha de Bernardino Machado –, mediante a atribuição do seu nome ao novo equipamento cultural.

Segundo Manuel Monteiro, a escolha de Aquilino Ribeiro justifica-se pelo facto de se tratar de “uma personalidade marcante da vida cultural” de Paredes de Coura.

Recorde-se que a Biblioteca Municipal de Paredes de Coura foi inaugurada em 11 de Dezembro de 1985, pelo então director das Bibliotecas Fixas da Fundação Calouste Gulbenkian, David Mourão Ferreira, num edifício implantado no coração da vila, no Largo Visconde de Mozelos.

Desde então, até 2000, integrou a rede de Bibliotecas da Fundação Calouste Gulbenkian, tendo sido designada biblioteca pública nº 179. Após a extinção dos serviços de apoio à leitura desta Fundação passou a estar sob a tutela exclusiva da Câmara Municipal.

Situada na parte sobranceira da vila, o novo equipamento apresenta modernos padrões de qualidade, com excelentes condições de acolhimento e apoio aos utilizadores, um leque mais vasto de fundos bibliográficos, periódicos e diários, aquisições áudio e videográficas e áreas audiovisual e multimédia devidamente equipadas.

A cerimónia inaugural, agendada para as 10h00 deste sábado, inclui uma conferência intitulada “A casa, a terra e o mundo de Aquilino”, que será proferida por Henrique Monteiro, jornalista e ex-diretor do semanário Expresso.

Últimas