PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Câmara faz obras à noite para não prejudicar comércio tradicional na Fortaleza. Conta final aumenta "um pouco"

23 Dezembro, 2011 - 08:54

161

0

As obras da 3ª fase de Requalificação da Fortaleza, na Rua Direita, a principal rua comercial de Valença, avançam a 15 de Janeiro, à noite, entre as 18h00 e as 24h00, com impacto zero no comércio e turismo.

As obras da 3ª fase de Requalificação da Fortaleza, na Rua Direita, a principal rua comercial de Valença, avançam a 15 de Janeiro, à noite, entre as 18h00 e as 24h00, com impacto zero no comércio e turismo.
A Câmara Municipal promoveu, esta semana, uma reunião com os comerciantes e moradores para os informar sobre os avanços dos trabalhos e as novas funcionalidades e aspecto, sendo que esta decisão de a empreitada decorrer durante o período nocturno foi "muito bem recebida".
O autarca local explica que o executivo tem acautelado as medidas para que a obra não cause nenhum impacto na actividade turística da Fortaleza. Jorge Mendes admite que esta medida "encarece um pouco" a empreitada.
Esta empreitada tem um valor de 1.890 mil euros, acrescido de IVA e decorre desde o mês de Julho.
A aposta na Fortaleza passa pela sua requalificação integral com uma marca mais funcional e moderna que seja factor de atractividade para a dinamização da actividade comercial, turística e cultural e preservadora deste importante legado patrimonial.
A traça desta 3ª fase tem a marca do arquitecto Eduardo Souto Moura, prémio Pritzker 2011, autor do projecto de requalificação do Centro Histórico.
De resto, o executivo já está a trabalhar na 4ª e última fase, com o projecto concluído, aguardando pela abertura de candidaturas no âmbito da regeneração urbana. Com um investimento previsto de 2,5 milhões de euros, Jorge Mendes está confiante de que em 2012 seja lançado o concurso, para a intervenção decorrer durante o ano de 2013.
Apesar de algum acréscimo na conta final, a Câmara de Valença decidiu fazer obras à noite na principal artéria da Fortaleza para não prejudicar o comércio tradicional. A intervenção na Rua Direita arranca após estas festas, a 15 de Janeiro, para estarem concluídas ainda antes da Páscoa, uma altura de maior fluxo de visitantes. No entanto, a empreitada correspondete à 3ª fase da requalificação da Fortaleza só deverá estar totalmente concluída em Julho.

Últimas