PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Câmara evita roubo e destruição de Convento de Sanfins. Conservação e valorização do Monumento Nacional está a ser analisado

3 Agosto, 2011 - 09:25

211

0

Classificado como Monumento nacional, o edifício foi alvo de um grupo de vândalos que tentaram roubar duas colunas de pedra e respectivas decorações, que sustentam a porta principal da igreja e várias pedras do lajedo frontalc estavam já retiradas e prontas a carregar.

A Câmara Municipal de Valença acaba de apresentar uma queixa na GNR contra desconhecidos, depois de, no final da semana passada, ter impedido a destruição da fachada da Igreja do Convento de Sanfins.
Classificado como Monumento nacional, o edifício foi alvo de um grupo de vândalos que tentaram roubar duas colunas de pedra e respectivas decorações, que sustentam a porta principal da igreja e várias pedras do lajedo frontalc estavam já retiradas e prontas a carregar. O alerta de cidadãos atentos e a rápida intervenção da Câmara Municipal permitiu recuperar e repor as peças retiradas do monumento nacional, após consulta da Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais.
Segundo o presidente da Câmara, Jorge Mendes, esta tentativa de roubo e destruição reforça as preocupações da autarquia em preservar e proteger este importante legado patrimonial, pertença do município e há décadas ao completo abandono e destruição.
O autarca salienta que a Câmara Municipal está já a tomar todas as medidas, junto do Núcleo de Investigação Criminal de Valença, para que os culpados sejam encontrados e julgados. De resto, e de modo a evitar futuros roubos, a autarquia vai restringir o acesso de viaturas ao recinto do convento e reforçar a vigilância.
No último ano, o executivo valenciano tem procedido à limpeza dos espaços envolventes à Igreja e ruínas do convento. Várias áreas foram já reflorestadas com espécies autóctones. As tarefas de limpeza e reflorestação vão continuar pelo espaço de toda a cerca com uma área aproximada de 30 hectares.
A Câmara Municipal está, entretanto, a avaliar, com os técnicos municipais e a tutela, as soluções mais viáveis para a conservação, manutenção e dignificação deste importante legado da história concelhia.

Últimas