PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Câmara de Valença satisfeita com novas paragens do Celta

5 Junho, 2014 - 07:06

257

0

Jorge Mendes diz que “venceram os argumentos da razoabilidade e da sensatez”.

A Câmara Municipal de Valença congratulou-se com o anúncio da paragem em Valença, Viana e Nine do Comboio internacional de ligação Porto – Vigo.
Jorge Mendes, Presidente da Câmara, manifestou o seu regozijo pela tomada de postura do Governo Português e do Governo de Espanha que em muito vai beneficiar a principal ligação ferroviária entre Portugal e Espanha e todo o Alto Minho.
Entre Valença e Tui, na maior fronteira terrestre entre Portugal e Espanha, passam diariamente uma média de 30 mil veículos dia, um volume de tráfego de curta, média e longa distância que permitirá à CP e RENFE, com a paragem do comboio na Eurocidade, beneficiar o Comboio Celta.
Para Jorge Mendes, “venceram os argumentos da razoabilidade e da sensatez, seguindo as orientações e os estudos da CP e da RENFE. As negociações entre as duas operadoras públicas ferroviárias ibéricas permitiu um acordo sobre a lei de paragens do comboio Celta que, desde Julho do ano passado, liga o Porto a Vigo em duas horas e 15 minutos sem efetuar paragens (comerciais)”,
Após estudos e negociações entre a CP e a Renfe, estas empresas apresentaram uma proposta de paragem comercial em Valença. O Celta já parava na Estação de Valença, mas apenas por motivos técnicos a fim de efetuar cruzamentos porque a linha é de via única. No entanto, os passageiros não podiam sair nem entrar.
A Câmara Municipal de Valença manifestou também satisfação pelo avanço da eletrificação da Linha do Minho, entre Nine e Valença, o que permitirá ligar o Porto a Vigo em hora e meia a partir de 2017 e, posteriormente, permitirá a ligação à rede de alta velocidade.

Últimas