PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Câmara de Caminha e Bombeiros assinaram protocolo de colaboração

14 Maio, 2014 - 07:05

176

0

Corporações de bombeiros vão passar a receber um apoio financeiro mensal no montante de mil euros.

Decorreu ontem a assinatura do protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Caminha e as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do Concelho de Caminha. Guilherme Lagido realçou a preocupação do executivo para com as associações de bombeiros do concelho e avançou que estão a ser estudadas outras formas de apoio. “A colaboração do Município com as associações de bombeiros não vai, certamente, esgotar-se neste protocolo. Estão em causa outras iniciativas, que estão em fase de maturação”, dando como exemplo “a questão do cineteatro em Vila Praia de Âncora e a questão das viaturas em Caminha”, disse o autarca.
A cerimónia teve lugar na Câmara Municipal e o protocolo foi assinado por Guilherme Lagido, vice-presidente do Município de Caminha; José Casimiro Lages, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caminha e Laurinda Araújo, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora. “É com satisfação que assino este protocolo. As associações de bombeiros são associações ao serviço da coletividade. E o Município enquanto representante dos munícipes deve colaborar com as associações de bombeiros”, salientou o vice-presidente da Câmara.
Sobre o conteúdo do protocolo, Guilherme Lagido explicou que “o atual executivo, ao contrário do anterior, entende que esta comparticipação deve ir para além dos apoios em obras e compra de viaturas e de instalações. As associações vivem todos os dias. O Município deve, na nossa opinião, colaborar no funcionamento das associações dos bombeiros. Estudamos uma forma de colaboração que tem uma componente fixa e duas variáveis. As componentes variáveis são muito importantes, na medida em que permitem uma maior visibilidade das Associações
junto da coletividade e permitem incentivar a formação dos bombeiros”.
Neste sentido, o documento assinado estabelece a comparticipação do Município para a manutenção da atividade das associações dos bombeiros, a comparticipação por serviços prestados e o apoio ao voluntariado e formação.
Assim, as corporações de bombeiros vão passar a receber um apoio financeiro mensal, no montante de mil euros, como comparticipação no desenvolvimento das atividades dos respetivos Corpos de Bombeiros, nomeadamente na prestação do serviço à população e na Proteção Civil.
O Município vai ainda apoiar financeiramente o voluntariado, a formação e a promoção na carreira, de modo a dotar os Corpos de Bombeiros com um quadro com competências técnicas para o cumprimento das suas missões.

Últimas