PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Câmara avança com requalificação da EB1/JI de Pias, ao invés de um centro escolar de raíz

26 Maio, 2011 - 12:47

189

0

A EB1/JI de Pias, no concelho de Monção, está a ser objecto de uma intervenção, cuja finalidade é a adaptação do estabelecimento de ensino, concebido para EB 2.3, à nova funcionalidade e aos regulamentos de edificação existentes.

A EB1/JI de Pias, no concelho de Monção, está a ser objecto de uma intervenção, cuja finalidade é a adaptação do estabelecimento de ensino, concebido para EB 2.3, à nova funcionalidade e aos regulamentos de edificação existentes.
O investimento de 500 mil euros, candidatado ao QREN na área da Modernização dos Centros Escolares, acaba de ser aprovada, e as obras já estão no terreno. O autarca local explica que o grosso dos trabalhos foi adiado para o final deste ano lectivo, para evitar desconforto aos alunos. José Emílio Moreira diz que ao invés de construir um centro escolar de raíz, a ideia passa por requalificar o edifício existente.

Numa altura em que se aguardam decisões finais sobre a criação de mega-agrupamentos também no concelho de Monção, José Emílio Moreira explica que este estabelecimento de ensino de Pias não corre risco de fechar portas e confirma que está dotado para acolher mais alunos.

Englobada no Agrupamento de Escolas de Deu-la-Deu Martins, a EB1/JI de Pias recebe alunos do Vale do Gadanha, possuindo, no ano lectivo 2010/2011, um total de 167 alunos, distribuídos pelo 1º Ciclo do Ensino Básico e pelo jardim-de-infância.
Os trabalhos previstos, que asseguram acesso e circulação facilitada a pessoas com mobilidade reduzida, constam da instalação de textos falsos em gesso cartonado, reparação e impermeabilização de todas as coberturas, e pintura exterior dos edifícios.
A intervenção prevê ainda a manutenção e beneficiação do recreio, estando contemplada a revisão de todos os arruamentos existentes, da vedação da escola, dos elementos de mobiliário fixo e ainda do tratamento de todas as áreas ajardinadas.
Com o objectivo de garantir uma escola amiga do ambiente, está igualmente prevista a instalação de painéis solares e uma correcta dotação do aquecimento central. As redes de segurança, detecção e combate a incêndios serão reformuladas.
Os trabalhos de adaptação do edifício à nova funcionalidade devem estar concluídos antes de arrancar mais um ano lectivo.

Últimas