PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Câmara associa-se, quinta-feira, a manifestação contra fusão de agrupamentos

4 Junho, 2013 - 15:14

217

0

Desde 2010 que o município tem demonstrado, por diversas formas, o seu desacordo face a decisão de agregação dos agrupamentos de escolas do concelho junto da Direção Regional da Educação do Norte (DREN).

A Câmara Municipal de Caminha vai participar na manifestação, agendada para esta quinta-feira, contra a fusão do Agrupamento de Escolas de Coura e Minho e do Agrupamento Vertical de Escolas do Vale do Âncora.

Desde 2010 que o município tem demonstrado, por diversas formas, o seu desacordo face a decisão de agregação dos agrupamentos de escolas do concelho junto da Direção Regional da Educação do Norte (DREN).

Recentemente, o executivo social-democrata interpôs, inclusive, uma ação em Tribunal argumentando a oposição a esta decisão “unilateral”. Agora, a luta faz-se nas ruas.

O vice-presidente e vereador com o pelouro da educação, já criticou a forma como o processo foi conduzido.
Flamiano Martins fala de duas “realidades distintas” para se criar um projeto educativo comum, acrescentando que a autarquia estará sempre do lado da comunidade escolar.

A manifestação decorre na quinta-feira, a partir das 07h00, junto à Escola Básica de Vila Praia de Âncora, numa organização dos Pais na escola – Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica de Vila Praia de Âncora.

Recorde-se que o Ministério da Educação e Ciência anunciou a criação de um Mega-Agrupamento para Caminha que extingue o Agrupamento de Escolas Coura e Minho e o Agrupamento Vertical de Escolas Vale do Âncora, fundindo-os numa só entidade administrativa com sede em Caminha.

A proposta de agregação já mereceu, aliás, várias moções de repúdio da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal, bem como inúmeros pareceres negativos do Conselho Municipal de Educação, dos Conselhos Gerais dos dois Agrupamentos de Escolas, das Juntas de Freguesia, das Associações de Pais, entre outras entidades. Também o pessoal docente já elaborou abaixo-assinados que foram devidamente reencaminhados para a DREN.

Últimas