PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Câmara aprovou celebração de protocolos com IPSS’s do concelho para 2014

2 Abril, 2014 - 06:45

122

0

Na área social, foi ainda aprovada na última reunião de executivo a autorização de despesas para projetos de intervenção comunitária.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, na última reunião de executivo, a realização de protocolos de colaboração com as instituições de solidariedade social do concelho para 2014, nomeadamente para apoio e comparticipação em rendas, prestações de serviços e colaborações diversas.
Em causa estão protocolos para comparticipação de rendas de entidades como o centro de atendimento da ACAPO, a renda da Casa Abrigo do Gabinete de Apoio à Família, a renda da lojinha social do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima ou a comparticipação das rendas das instalações da Associação de Amigos do Autismo, da Associação de Veteranos de Guerra e da Iris Inclusiva.
Em causa estão também comparticipações de despesas com programação de reabilitação da APPACDM, despesas diversas com associações como a Casa dos Rapazes ou a Cruz Vermelha Portuguesa ou a comparticipação de custos de contratação da equipa técnica especializada da AMA ou ainda o contributo a necessidades de famílias sinalizadas pela Cáritas Diocesana.
A manutenção de espaços verdes ou a limpeza do mercado a cargo da APPACDM e do Lar de Santa Teresa são outros exemplos, sendo que há ainda outros apoios em casa, sem contrapartida financeira a diversas entidades para mcolaborações diferentes.
Na área social, foi ainda aprovada na última reunião de executivo a autorização de despesas para projetos de intervenção comunitária. Esta decisão fica a dever-se ao reforço da intervenção da autarquia na área da ação social, sendo que foram definidos como principais objetivos a promoção da inclusão dos indivíduos e respetivas famílias, operacionalizada através de várias respostas de âmbito social. Por isso, a Câmara Municipal entendeu implementar, em articulação estreita com Juntas de Freguesia, ações que respondessem a necessidades identificadas com projetos de intervenção nas freguesias de Alvarães e Areosa, na união de freguesias de Nogueira, Vilar de Murteda e Meixedo e união de freguesias de Geraz do Lima e Deão.
Sendo que as uniões de freguesias não possuem estruturas de apoio à comunidade, caracterizadas pelo isolamento e marcadamente rurais, e sendo urgente uma intervenção concertada, foi assim aprovado, para implementação deste quatro projetos foi aprovado em Plano de Atividades e Orçamento 2014 o valor de vinte mil euros.

Últimas