PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Câmara aponta como “prioridade” a preservação do Centro Histórico

28 Março, 2014 - 11:02

324

0

Jornadas do Património local decorrem esta sexta-feira no Cine Teatro João Verde, em Monção.

A preservação do Centro Histórico de Monção é uma “prioridade” para a Câmara monçanense. A certeza foi deixada esta manhã pela vice-presidente da autarquia na abertura das Jornadas do Património local, que decorrem no Cine Teatro João Verde, em Monção.
No Dia Nacional dos Centros Históricos, Conceição Soares realçou que a preservação do património é um assunto que tem preocupado a autarquia. A autarca realçou ainda a necessidade de preservar e requalificar alguns pontos do
Centro Histórico de Monção.
“O nosso Centro Histórico é uma das principais riquezas do nosso concelho. Temos de preservar e dar continuidade a este trabalho que tem sido feito desde o ano 2000. Temos ainda por exemplo a zona do Porcalho e a zona da Porta de Salvaterra onde urge intervencionar. É uma zona ainda muito degradada em termos paisagísticos. A intervenção no caminho que vem da Ecopista melhorou alguma coisa mas continua a ser uma zona que precisa de uma qualificação a muito curto prazo”, disse Conceição Soares.
As jornadas arrancaram com o painel “Preservação e Divulgação das Fortalezas do Vale do Minho”. Com moderação de Maria Helena Santos, técnica superior da Direção Geral do Património Cultural e coordenadora do Plano Diretor das Fortalezas do Vale do Minho, foram apresentados projetos e testemunhos de especialistas em áreas do património de diversos municípios da região.

Últimas