PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Câmara alarga pagamento de portagens em ex-Scut a turistas no 25 de abril

29 Março, 2013 - 11:38

206

0

A Câmara de Viana do Castelo anunciou hoje a intenção de alargar o apoio ao pagamento das portagens na A28 aos turistas no feriado de 25 de abril, alegando que a medida aumentou as taxas de ocupação hoteleira na Páscoa.

A Câmara de Viana do Castelo anunciou hoje a intenção de alargar o apoio ao pagamento das portagens na A28 aos turistas no feriado de 25 de abril, alegando que a medida aumentou as taxas de ocupação hoteleira na Páscoa.

“Estamos a estudar o alargamento desse apoio à ponte do 25 de abril, juntamente com outras medidas e incentivos que estão a ser preparados para esse período, tal como aconteceu com a Páscoa, que está a correr muito bem”, disse hoje o autarca José Maria Costa.

A Câmara de Viana do Castelo vai pagar as portagens da ex-Scut A28 aos turistas que fiquem hospedados no concelho durante o período da Páscoa, tentando dinamizar a atividade económica.

A medida foi apresentada esta semana pelo executivo e prevê um custo médio por família de oito euros, a descontar, mediante comprovativo, nas estadas em unidades hoteleiras do concelho entre 26 de março e 01 de abril.

“Depois deste anúncio as taxas de ocupação nos hotéis de referência da cidade deram um salto para os 80 a 90%, quando antes estavam, em termos médios, nos 30%. Concluímos que esta medida teve um efeito positivo”, sublinhou José Maria Costa.

Segundo o autarca, neste período da Páscoa estão também alojados “centenas de galegos” nos diversos empreendimentos turísticos de Viana do Castelo.

Em todo o concelho de Viana do Castelo, entre hotéis de duas a quatro estrelas e alojamentos de outras tipologias, existem 900 camas e mais de 450 quartos.

A medida permitirá, estima a autarquia, um desconto de oito euros para consumos, por quarto, que podem ascender a 100 euros, neste período de Páscoa.

Desde a introdução de portagens na A28 em outubro de 2010, antiga via Scut (Sem Custos para o Utilizador) que liga Viana do Castelo ao Porto, os empresários da restauração do concelho estimam quebras no negócio superiores a 40%.

O pagamento de portagens neste período foi uma medida justificada pela Câmara para “contrariar a crise e as dificuldades, através de um sinal positivo, de esperança e para que as pessoas tenham vontade de vir a Viana do Castelo”.

O programa “Páscoa Doce”, organizado pela autarquia, decorre até 07 de abril e prevê concertos musicais, peças de teatro, eventos ligados à gastronomia e ao artesanato e ainda provas náuticas.

Últimas