PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

País

Calor: Portugal em Estado de Contingência a partir de segunda-feira

9 Julho, 2022 - 23:02

1810

0

Calor.

O Governo decidiu hoje declarar a situação de contingência entre segunda e sexta-feira, permitindo que a Proteção Civil mobilize “todos os meios de que o país dispõe” para combater os incêndios, anunciou o ministro da Administração Interna.

 

Este estado de alerta especial estará em vigor em todo o país.

 

Em conferência de imprensa, o ministro da Administração Interna explicou ainda que será feito um reforço na contratação “até mais 100 equipas de bombeiros assim que haja essa disponibilidade das associações humanitárias”.

 

O executivo pretende ainda reativar as mensagens preventivas via SMS à população e reforçar os mecanismos e os instrumentos de vigilância, em articulação com a Guarda Nacional Republicana e com os meios das Forças Armadas, nomeadamente da Força Aérea.

 

De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os seis concelhos do Vale do Minho vão estar debaixo de temperaturas elevadas. Para Monção, estão previstas máximas de 42ºC na terça-feira.

 

Nesse dia, que deverá ser o mais quente, o concelho de Caminha (mais perto do mar) deverá alcançar os 38ºC.

 

Todo o distrito de Viana do Castelo continua sob aviso amarelo, devido à persistência dos valores elevados de temperatura.

 

 

[Fotografia: DR]

Últimas