PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Galiza

Calor: Espanha já é o país europeu com mais hectares consumidos pelas chamas – Saiba quantos

24 Julho, 2022 - 17:01

242

0

Calor vai continuar.

Há duas semanas que Espanha vive com temperaturas muito altas, apesar de nos últimos dias terem caído brevemente abaixo de 40 graus.

 

A previsão da Agência Meteorológica espanhola (Aemet) indica que quase todo o país terá máximas acima de 36 graus, exceto no noroeste.

 

Segundo o Sapo24, as temperaturas mais altas são esperadas na região de Córdoba, na Andaluzia, com 45 ºC. Foi nesta zona do país que se registou o recorde para Espanha em agosto de 2021: 47,4 graus em Montoro.

 

As altas temperaturas e a baixa pluviosidade desde o início do ano elevaram o risco de incêndio em todo o país para “extremo”, segundo Aemet.

 

Desde o início de 2022, mais de 200.000 hectares arderam em Espanha, segundo o Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais, o que o torna o país mais afetado da Europa.

Segundo os cientistas, a proliferação desses eventos climáticos extremos é consequência direta do aquecimento global, com as emissões de gases de efeito estufa aumentando em intensidade, duração e frequência.

 

Com a onda atual, Espanha experimentou temperaturas excepcionalmente altas cinco vezes nos últimos onze meses. O mês de maio foi o mais quente desde o início do século.

 

 

[Fotografia: Oscar Pinal]

Últimas