PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Cabine de pórtico da A28 vandalizada

27 Dezembro, 2010 - 08:36

144

0

A cabina do pórtico para cobrança de portagens na A28, situado em Neiva, Viana do Castelo, a poucas centenas de metros da saída para a zona industrial, foi vandalizada durante a madrugada de sábado.

A cabina do pórtico para cobrança de portagens na A28, situado em Neiva, Viana do Castelo, a poucas centenas de metros da saída para a zona industrial, foi vandalizada durante a madrugada de sábado.
A acção foi perpetrada com a colocação de pneus a arder, cerca das 5 horas, referiu fonte dos bombeiros de Viana do Castelo. Os bombeiros foram ao local por duas vezes, uma para apagar as chamas e outra, a pedido da concessionária daquela auto-estrada, para abrirem a porta da cabina.

Os factos ocorreram numa via, em que a introdução de portagens tem sido fortemente contestada, sendo que o pórtico em causa é, também polémico, devido ao facto de estar localizado antes da saída da zona industrial de Viana do Castelo.

A Comissão de Utentes da A28, através do seu porta-voz, Jorge Passos, veio a público "condenar veementemente qualquer acção de violência, como esta que se registou". No entanto, o acontecimento "era previsível", considera Jorge Passos e é "o corolário da revolta sentida pela população".

O representante dos utentes relembrou que sempre defenderam que a "A28 não devia ser portajada, mas perante a inevitabilidade da decisão do Governo, sempre alertámos para a colocação daquele pórtico naquele lugar, que é um erro". Jorge Passos considera que a localização, a poucas centenas de metros da saída para a zona industrial foi pensada "estrategicamente para obter mais receitas com as pessoas que diariamente ali trabalham e com a actividade das empresas", que foram "muito prejudicadas" com a introdução de portagens.

Relembre-se que os veículos da classe 1 pagam 75 cêntimos pela passagem naquele pórtico, subindo os preços para 1,25 euros, 1,65 e 1,80 consoante as viaturas forem da classe 2, 3 ou 4, respectivamente.

"As pessoas estão a ser sacrificadas com custos e este tipo de acções, condenáveis num Estado de Direito, poderiam acontecer", considerou, ainda, Jorge Passos lamentando ainda "o facto da autarquia vianense não ter tido força suficiente junto da tutela para alterar o local do pórtico, impedindo assim este tipo de acontecimentos". O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, escusou-se a fazer qualquer comentário sobre o sucedido. Esclarecimentos adicionais, por parte da concessionária da empresa foram remetidos para hoje (segunda-feira).

A última assembleia municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, uma proposta a remeter ao Governo para que simplifique os procedimentos de pagamento na A28, "nomeadamente, para veículos de matrícula estrangeira".

FONTE: JN

Últimas