PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Melgaço

C. Laboreiro: Sorridente, o Sr. Adílio espera “até oito centímetros” de neve

17 Janeiro, 2023 - 15:03

1373

0

Rádio Vale do Minho em Castro Laboreiro.

Em Castro Laboreiro, Melgaço, não há quem não conheça o Sr. Adílio. Proprietário da padaria/pastelaria A Castrejinha, recebeu-nos com o mesmo sorriso de sempre. 

 

“Hoje à noite pode chegar aos oito centímetros”, disse-nos desde logo com um sorriso, ao olhar o exterior já em tons brancos após a primeira camada de neve caída ao final da manhã e princípio da tarde.

 

Mas terá sido só a primeira. Muito mais é aguardada em Castro Laboreiro.

 

“A neve é sempre boa para trazer cá visitantes. Creio que durante a noite vai nevar muito mais, mas certezas só o tempo o dirá”, disse o Sr. Adílio à Rádio Vale do Minho.

 

O proprietário deste estabelecimento é também conhecido por ser um entusiasta da meteorologia.

 

Acorda cedo. De forma quase sagrada, do alto dos seus 69 joviais anos, todas as manhãs descreve o estado do tempo onde vive e as previsões do que está para vir.

 

“Agora é tudo muito incerto. No ano passado nem nevou muito. Isto só mostra que o planeta começa a ficar estragado”, lamentou.

 

Mas o perigo está sempre à espreita e o Sr. Adílio deixa o alerta aos condutores.

 

“Há muitos que se aventuram e acabam presos na neve. Outros param e, ao tentar retomar a marcha, as rodas deslizam e não saem do sítio. Convém vir com o carro preparado para um sítio destes”, avisou.

 

Os turistas são esperados. No entanto, pode acontecer o contrário.

 

“Podemos ficar isolados e já não será a primeira vez que acontece. Houve um anos em que estivemos isolados desde sexta-feira à noite até domingo à tarde. Não se podia passar para lado nenhum”, recordou.

 

O distrito de Viana do Castelo encontra-se sob aviso amarelo para a queda de neve. É o terceiro mais grave colocado pelo IPMA. Ao longo do dia e noite dentro, a cota pode cair para os 500 metros.

 

 

 

[Fotografias capa: Rádio Vale do Minho]

Tópicos:

#Castro Laboreiro

Últimas