PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Ponte de Lima

Bruxelas ficou tão rendida ao sarrabulho de Ponte de Lima que até deu distinção

24 Setembro, 2024 - 17:45

104

0

Objetivo da classificação é de “proteger esta iguaria gastronómica contra qualquer utilização abusiva, imitação ou evocação, ou prática suscetível de induzir o consumidor em erro”. 

A União Europeia classificou o Arroz de Sarrabulho de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida (ETG), revelou esta terça-feira o Município local.

 

Em comunicado, a autarquia de Ponte de Lima disse tratar-se do “primeiro grande passo, a nível internacional, para a afirmação do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Património Gastronómico e para a valorização dos produtos locais no contexto do ecossistema turístico local, regional e comunitário, passando pela sua ligação aos vinhos verdes do concelho”.

 

O município precisou que o registo de denominação Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, como ETG “foi hoje aprovado e publicado no Jornal Oficial da União Europeia”.

 

O processo de qualificação do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima foi coordenado pela respetiva Confraria Gastronómica, “em estreita colaboração com o município e a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo”.

 

O objetivo da classificação, adianta a nota, é de “proteger esta iguaria gastronómica contra qualquer utilização abusiva, imitação ou evocação, ou prática suscetível de induzir o consumidor em erro”. 

 

O arroz é confecionado com vários tipos de carnes, designadamente porco, vaca e galinha, sangue de porco e diversas especiarias, sendo acompanhado de rojões, vários enchidos, desde as tripas enfarinhadas à chouriça verde, e inclui fígado, as belouras e batatas alouradas.

 

 

[Fotografia: Arquivo/Restaurante O Brasão]

Últimas