PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Bruxelas exclui da lista de prioridades ligação ferroviária Porto/Vigo. Comissão de Utentes dos Comboios XXI vai contestar

19 Outubro, 2011 - 09:44

139

0

A ligação ferroviária entre Porto e Vigo não consta do novo mapa de prioridades para as infra-estruturas de transportes até 2030, divulgado pela Comissão Europeia. Confrontado, o porta-voz da Comboios XXI – Associação de Utentes dos Comboios de Portugal – diz que esta medida é "vergonhosa e um erro muito grande".

A ligação ferroviária entre Porto e Vigo não consta do novo mapa de prioridades para as infra-estruturas de transportes até 2030, divulgado pela Comissão Europeia, e que prevê a canalização de mais dinheiro para menos projectos e dá como adquirido o fim da alta velocidade em Portugal.
A par da linha entre o Porto e Vigo, está também o novo aeroporto de Lisboa e a terceira travessia do Tejo, que deixam de integrar a lista de projectos que podem aceder aos 32 mil milhões de euros que o orçamento comunitário vai disponibilizar para o período entre 2014 e 2020.
Confrontado, o porta-voz da Comboios XXI – Associação de Utentes dos Comboios de Portugal – diz que esta medida é "vergonhosa e um erro muito grande". José Pinto acredita que esta ainda é uma linha viável, e que não representa um "fardo" para o Estado. Acrescenta que não compreende como numa altuar em que as populações procuram mais os transportes públicos, as entidades não apostam na melhoria dos serviços existentes, mesmo com projectos e verbas destinadas.
Uma das reinvindicações da Comboios XXI é a electrificação e modernização da linha ferroviária do Minho, bem como a alteração dos horários existentes para que o tempo de ligação entre as duas cidades diminua. por isso, e perante esta "nova ameaça", José Pinto diz que a associação não vai cruzar os braços, e está a preparar já um protesto conjunto com outros locais do país também afectados, de forma a contactar autarcas dos dois lados da fronteira, sensibiliando-os para agirem. O porta-voz da Comboios XXI sublinha que o que está em cima da mesa europeia é apenas um plano que "pode ser revisto e emendado".
Bruxelas exclui da lista de prioridades a ligação ferroviária Porto/Vigo. A Associação de Utentes dos Comboios de Portugal vai contestar este "erro". Recorde-se que a Comboios XXI é uma organização de utentes, fundada em 2008, de âmbito nacional, que visa a melhoria do serviço público do transporte ferroviário.

Últimas