PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Bombeiros: Monção já conta com duas Equipas de Intervenção Permanente

12 Maio, 2022 - 20:16

537

0

Nova equipa será constituída por cinco elementos em regime de permanência.

Foi celebrado esta quinta-feira o protocolo de colaboração entre o Município de Monção, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monção que permite a esta última dispor de uma nova Equipa de Intervenção Permanente (EIP).

 

A nova EIP é a segunda neste concelho. Será constituída por cinco elementos em regime de permanência, aumentando a sua capacidade de prevenção e socorro à população local, tendo como missão a salvaguardar de pessoas, bens e natureza.

 

“Verdadeiro pilar da Proteção Civil, a corporação de bombeiros tem de ser apetrechada com os meios humanos e materiais que permitam responder, eficazmente, às necessidades de prevenção e proteção das pessoas”, sublinhou o presidente da Câmara, António Barbosa.

 

“Ciente da importância desta missão, a Câmara Municipal assume como prioridade a valorização contínua dos nossos bombeiros, garantindo, assim, uma maior capacidade de intervenção”, acrescentou.

 

No âmbito do acordo, válido por um período de três anos, com renovação automática e sucessiva por igual período, o financiamento da Equipa de Intervenção Permanente é assegurado, em partes iguais, pela Câmara Municipal de Monção e pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

 

A Equipa de Intervenção Permanente destina-se ao cumprimento de missões de socorro e prontidão no âmbito da proteção civil, entre as quais, combate a incêndios urbanos e florestais, auxilio às populações em caso de acidentes ou catástrofes, assistência, em segunda intervenção, no âmbito da urgência pré-hospitalar, e minimização de riscos em situações de ocorrência de acidente grave.

 

Profissionalizada e homologada pela Direção Nacional de Bombeiros, cada Equipa de Intervenção Permanente é constituída por bombeiros com prestação específica de provas de capacidade e robustez física, de forma a adaptarem-se aos diversos cenários que surjam, desempenhando, com sucesso, as missões de prevenção e socorro à população.

 

[Fotografia: Município Monção]

Últimas