PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Bolo do tacho, biscoitos e broa do milho vão ser certificados

20 Outubro, 2011 - 08:54

351

0

O concelho de Paredes de Coura acaba de ver aprovada a candidatura ao PRODER que permitirá certificar três produtos locais, feitos à base do milho: os biscoitos e a broa de milho, e o bolo do tacho.

O concelho de Paredes de Coura acaba de ver aprovada a candidatura ao PRODER que permitirá certificar três produtos locais, feitos à base do milho: os biscoitos e a broa de milho, e o bolo do tacho.
Numa parceria da Câmara Municipal com a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, o processo de certificação ainda está numa fase muito embrionária, e o primeiro passo a dar é uma sessão de sensibilização junto dos produtores locais, agendada para a próxima semana.
Concelho que já foi conhecido como Celetiro do Minho, Paredes de Coura avança assim na aposta da promoção e preservação de produtos locais profundamente enraizados na sua cultura e identidade.
O vice-presidente explica que o objectivo é preservar a receita e o modo de confecção dos três produtos, contribuindo para o desenvolvimento económico do concelho.

Manuel Monteiro revela que os trabalhos devem iniciar-se em Novembro, com o objectivo de encontrar um grupo disponível para disponibilizar formação concreta de todos os requisitos legais inerentes a este processo.
Sem querer arriscar datas quanto à conclusão da certificação dos três produtos baseados no milho, o executivo courense apenas adianta que ainda de ser moroso.
Mais cedo, em Novembro, deve ser inaugurada a loja rural do concelho, praticamente concluída. Uma estrutura que, segundo o vice-presidente da Câmara de Paredes de Coura, vai servir de âncora de promoção e de escoamento dos protudos locais.

Os biscoitos e a broa de milho, e o bolo do tacho de Paredes de Coura vão ser alvo de certificação. O processo vai avançar no terreno em Novembro, com o apoio da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, depois de aprovada a candidatura. No entanto, para o dia 26 deste mês, quarta-feira, está agendada uma sessão de sensibilização junto dos produtores locais.

Últimas