PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Batista: “Malta, façam do desporto uma arma de construção da paz”

4 Junho, 2022 - 12:23

294

0

Evento decorre no Centro de Estágios de Melgaço.

“Malta, num momento tão difícil como aquele que vivemos, façam do desporto uma arma de construção da paz”. O apelo foi deixado esta sexta-feira pelo presidente da Câmara de Melgaço a meio milhar de crianças que encheram quase por completo o pavilhão do Centro de Estágios para a Gala de Abertura da 6ª edição da Final Nacional do Desporto Escolar.

 

São todos alunos do 7º ano de escolaridade, oriundos de várias escolas do país. A iniciativa, que vai prolongar-se até domingo, visa promover a prática da atividade física e desportiva e valorizar o sentimento de pertença dos alunos ao grupo/turma e amigos sob o lema “ganha a turma, ganha a escola”.

 

“É um privilégio para Melgaço receber esta final da Taça do Desporto Escolar. Traz a Melgaço o maior clube do desporto português, que é o Desporto Escolar”, enalteceu Batista.

 

O autarca de Melgaço agradeceu à atual tutela do Desporto, mas não esqueceu o antigo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que em 2019 anunciou que este evento iria acontecer em Melgaço no ano seguinte. 

 

Só não aconteceu devido à pandemia da COVID-19. A promessa cumpre-se agora.

 

Na reta final, Batista manifestou ainda a vontade de que o Desporto Escolar “se afirme cada vez mais como uma política séria e um instrumento de trabalho sério para todos os alunos” e que este “seja um momento de festa, de confraternização e de amizade”.

 

A Taça do Desporto Escolar UNICEF, que decorre no Centro de Estágios de Melgaço, dá continuidade ao projeto que nasceu em 2015 e caracteriza-se por ser uma competição combinada de quatro modalidades – Andebol, Atletismo, Basquetebol e Ténis de Mesa – sendo as equipas definidas com base nos torneios interturmas e interescolares.

 

Cada escola participa, obrigatoriamente, nas quatro modalidades, com um total de quatro equipas, sendo cada equipa constituída por alunos da mesma turma.

 

A ação é uma iniciativa do Desporto Escolar e conta com a colaboração da UNICEF, cuja missão é promover e proteger os direitos da criança, nos quais se incluí a importância da atividade física e do desporto para o seu desenvolvimento.

 

Para além do apoio do Município de Melgaço, conta ainda com a colaboração do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, do CNID – Associação Jornalistas de Desporto, da Direção Geral da Educação, da DGEstE – Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e das Federações que tutelam o desenvolvimento do Andebol, Atletismo, Basquetebol e Ténis de Mesa.

 

 

[Fotografias: Rádio Vale do Minho]

Últimas