PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Galiza

Bascos voltam a comandar o País Basco. PP reforça triunfo na Galiza

22 Outubro, 2012 - 08:15

50

0

Resultados finais no País Basco e na Galiza confirmam projecções: os Nacionalistas vencem na Euskadi e o PP confirma maioria absoluta na Galiza.

Resultados finais no País Basco e na Galiza confirmam projecções: os Nacionalistas vencem na Euskadi e o PP confirma maioria absoluta na Galiza.

Contados todos os votos, o PP, que está no Governo a nível nacional em Espanha, consegue um resultado agri-doce: repete triunfo e com maioria absoluta na Galiza, mas desce de primeira para quarta força política no País Basco. Apesar de tudo, Rajoy, a mãos com uma crise económica grave, respira de alívio.

Já Rubalcaba, o líder do PSOE, fica em maus lençóis porque o seu partido, apesar de estar na oposição a nível nacional, não passa de terceira força nestas duas províncias, tendo até perdido deputados.

Na Galiza, o PP local, liderado por Feijóo consegue 41 dos 75 lugares no parlamento regional. Os socialistas ficam com 18 assentos e os dois partidos galegos fecham o hemiciclo com 9 e 7 lugares.

Já no País Basco, os dois primeiros lugares ficaram para dois partidos nacionalistas: o Partido Nacionalista Basco ganha 27 lugares e a coligação EHB, onde está o Batasuna, conquista 21. Só depois chegam os partidos nacionais, com os socialistas a ficarem à frente dos conservadores do PP (16 e 10 lugares, respectivamente).

Nas primeiras eleições sem o fantasma da ETA, o número de eleitores baixou.

Últimas