PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Ponte da Barca

Barragem do Alto Lindoso em mínimo histórico deixa aldeia galega à vista 20 anos depois

10 Dezembro, 2012 - 08:29

1438

0

A albufeira da barragem hidroelétrica do Alto-Lindoso, em Ponte da Barca, atingiu em dezembro os valores mais baixos de armazenamento de água desde a sua construção, em 1992, deixando exposta uma aldeia galega submersa.

A albufeira da barragem hidroelétrica do Alto-Lindoso, em Ponte da Barca, atingiu em dezembro os valores mais baixos de armazenamento de água desde a sua construção, em 1992, deixando exposta uma aldeia galega submersa.

Segundo dados do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH), a albufeira daquela barragem armazenava, pelas 16:00 de domingo, cerca de 86 milhões de metros cúbicos de água, ou seja 22,2 % da sua capacidade máxima.

No último grande período de seca, em outubro de 2011, aquela albufeira tinha cerca de 115 milhões de metros cúbicos de água armazenada (30 %), exatamente ao mesmo nível dos mínimos históricos verificados em 1998.

Agora, tal como no ano passado, a descida do caudal do rio Lima voltou a colocar à vista a aldeia de Aceredo, no concelho galego de Lobios (Espanha).

Em 1992, com a construção da barragem pela EDP, aquela aldeia foi engolida pelas águas, fazendo desaparecer cerca de 40 casas, ocupadas na altura por cem habitantes, além de vários hectares de produção agrícola.

Com esta descida histórica do nível da água, Aceredo ressurgiu perante a curiosidade dos antigos habitantes que, segundo relatos da imprensa galega, voltaram a percorrer as ruas da antiga aldeia.

De Aceredo “velho”, a igreja é hoje a única recordação intacta que resta, já que quase tudo o resto, inclusive o cemitério da terra, foi retirado.

Este templo já tinha sido mudado para Aceredo de outra localidade vizinha em 1831 e voltou a ser desmontado e montado, pedra a pedra, em Compostela, outra povoação próxima, depois da mudança forçada pela barragem há 20 anos.

A submersão por efeito da construção da barragem portuguesa nunca foi totalmente aceite localmente e alguns moradores chegaram a resistir, apesar dos acordos da EDP, e tiveram de ser evacuados pela proteção civil da Galiza.

Agora, no local da antiga aldeia e tal como aconteceu parcialmente em outubro de 2011, voltaram a surgir as casas, os caminhos e até uma ponte e um moinho, antes cobertos pela água.

À cota máxima, a albufeira do Alto Lindoso pode chegar aos 390 milhões de metros cúbicos de água armazenada e a sua principal missão passa por suprir quebras na produção elétrica nacional.

Tem ainda a maior capacidade de produção instalada em todo o país, com 630 Megawatts, e através dos seus dois grupos geradores produz anualmente 933,8 Gigawatt/hora de energia elétrica.

Últimas