PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

"Barco do Empreendedorismo" chega hoje a Melgaço e Ponte de Lima

15 Setembro, 2010 - 12:51

184

0

O Barco do Empreendedorismo chega hoje ao Alto Minho. Depois de navegar pelo Porto e Douro, o grupo de professores, especialistas internacionais e alunos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo rumam hoje até Ponte de Lima e Melgaço.

O Barco do Empreendedorismo chega hoje ao Alto Minho. Depois de navegar pelo Porto e Douro, o grupo de professores, especialistas internacionais e alunos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo rumam hoje até Ponte de Lima e Melgaço. Trata-se de uma acção de empreendorismo inserida no 7º Concurso Poliempreende, que este ano está a ser desenvolvido pela instituição de ensino superior vianense. Nuno Brito, vice-presidente do IPVC, diz que esta iniciativa, de navegar pelos rios Minho e Douro, pretende estudar temáticas tão diversas, como formação, exemplos de empreendedorismo, conhecer jovens empreendedores e saber o modo como iniciar projectos empreendedores.
Para esta quarta-feira está então prevista uma visita à Escola Agrária de Ponte de Lima, seguindo-se depois a viagem até Melgaço, onde vão permanecer até esta quinta-feira. No concelho alto-minhoto, Nuno Brito explica que serão analisados exemplos de três jovens empreendedores na área do vinho Alavarinho e exemplos de empresas ao nível do Turismo da Natureza.
A última iniciativa em Melgaço reserva um seminário sobre empreendedorismo em áreas de baixa densidade, para jovens licenciados. O encontro vai decorrer na Casa da Cultura, pelas 17h00, onde vão estar o presidente da Câmara Municipal, Rui Solheiro, o presidente da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira e ainda o representantes do IPVC. A iniciativa encerra o percurso do Barco do Empreendedorismo. De acordo com Nuno Brito, serão depois escolhidos, os melhores projectos apresentados pelos politécnicos e universidades, por um júri internacional. No total, estão em concurso 17 projectos.
O Poliempreende é um concurso que se iniciou no Instituto Politécnico de Castelo Branco e que hoje engloba todos os 15 Institutos Politécnicos do país, compreendendo mais de cem alunos e sete mil docentes), assim como Escolas Superiores não Integradas e, igualmente, as Escolas Superiores de Tecnologia e Gestão das Universidades de Aveiro e do Algarve, tendo aderido o Politécnico de Macau. Da iniciativa resultaram 302 projectos, envolvendo cerca de 900 alunos e mais de 50 docentes, que levaram já à criação de 22 empresas (havendo outras 36 em fase de criação) e ao registo de mais de dez patentes. Todas estas empresas promovem jovens licenciados e com elevadas qualificações técnicas e académicas. A coordenação é rotativa e este ano compete ao Instituto Politécnico de Viana do Castelo a promoção da 7ª edição.

Últimas