PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Barbosa: “Feira da Foda é hoje um evento de referência nacional” [FOTOS]

15 Março, 2024 - 20:06

1145

0

“Nao devemo envergonhar-nos deste evento. Do nome do evento ou do que quer que seja!”, recomendou o Presidente da Câmara.

“A Feira da Foda é hoje um evento de referência nacional”. As palavras foram proferidas esta sexta-feira pelo Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, na cerimónia de abertura da 5ª edição daquele certame na freguesia de Pias, em Monção.

 

Começou esta sexta-feira. Prolonga-se até domingo.

 

No seu discurso, o autarca recuou até 2017, ano em que esta feira surgiu.

 

Nessa altura, Barbosa liderava a oposição social-democrata em Monção. Recordou desde logo que sempre apoiou não sou o evento, como a própria designação da feira.

 

“Nao devemo envergonhar-nos deste evento. Do nome do evento ou do que quer que seja!”, exclamou Barbosa.

 

“O que estamos aqui a fazer é a respeitar as nossas tradições e as nossas gentes. Não devemos ter vergonha de orgulhar-nos do que nos deixaram. O nome é brejeiro… mas é aquele que os nossos antepassados lhe deram”, sublinhou o Presidente da Câmara.

 

“Devemos ter orgulho nele. Trabalhar nele. Lá em cima, muitos dos nossos antepassados, estão hoje a bater palmas ao ver um evento que, através da história da freguesia, chegou já tão longe”, disse Barbosa com orgulho.

 

Antes de concluir, o Presidente da Câmara saudou ainda o vereador Agostinho Correia, fundador desta feira. Era Presidente da Junta de Freguesia de Pias em 2017. Longo aplauso na plateia.

 

Agostinho Correia, fundador da Feira da Foda

[Fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

 

Por sua vez, o atual Presidente da Junta de Freguesia, Gaspar Castro, referiu que “esta feira é fruto do acreditar, da generosidade, da vontade de trabalhar em comunidade e exemplo de que, quando se quer muito, todos os sonhos são possíveis”.

 

“Durante três dias celebraremos a história, a gastronomia e a tradição. A freguesia de Pias dará assim o seu contributo, promovendo a sustentabilidade económica, social e cultural no nosso território”, prosseguiu.

 

“Esta já é uma grande família. A família da Feira da Foda”, enalteceu. Novo aplauso no público.

 

 

 

[Fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

 

António Barbosa, Gaspar Castro e Agostinho Correia

[Fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

 

[Fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

 

 

Veja ainda mais estas fotos [Rádio Vale do Minho]

 

 

 

 

Kalhambeke este sábado

O grupo Kalhambeke vai atuar nesta edição da Feira da Foda. Recorde-se que este é um dos grupos do género que mais multidões atrai por onde quer que passe.

 

Vão tocar na segunda noite do certame, dia 16 de março.

 

 

 

[Fonte: Feira da Foda/Divulgação]

 

[Fonte: Feira da Foda/Divulgação]

 

 

 

[Fonte: Feira da Foda/Divulgação]

 

 

 

O evento, que vai para a 5ª edição, surgiu em 2017, e agigantou-se desde logo como um dos principais eventos culturais e gastronómicos no concelho de Monção.

 

É um evento inspirado no prato mais típico do concelho: o Cordeiro à Moda de Monção (localmente conhecido por Foda à Monção). Foi elevado em 2018 a uma das 7 Maravilhas de Portugal à Mesa.

 

[Fotografias capa: Rádio Vale do Minho]

Últimas