PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Barbosa: “Criar condições para um ensino de qualidade é algo bem presente na nossa forma de governar”

9 Setembro, 2022 - 19:22

483

0

‘A linguagem como pilar para o sucesso escolar.’

O auditório do Cine Teatro João Verde recebeu, esta quinta-feira, a mesa redonda A linguagem como pilar para o sucesso escolar. Monção: um exemplo de boas práticas. Aberta à comunidade, contou com a presença de centena e meia de docentes e técnicos.

 

Moderado pelo Diretor do Agrupamento de Escolas de Monção, Sérgio Gonçalves, as comunicações incidiram nas ações desenvolvidas em prol da linguagem na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo de Ensino Básico, bem como no lançamento de algumas pistas sobre estudos e iniciativas futuras.

 

Na abertura dos trabalhos, o Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, realçou o papel da linguagem no percurso escolar das crianças, sublinhando que a educação é uma área prioritária para o executivo municipal, uma vez que a formação é essencial para a criação de cidadãos ativos, responsáveis e solidários.

 

“Criar as melhores condições para proporcionar aos monçanenses um ensino de qualidade, tanto em termos estruturais como pedagógicos e técnicos, é algo que está bem presente na nossa forma de governar. Investimos o que fizer falta porque entendemos que o retorno é sempre maior” acentuou.

 

A encerrar, a vereadora da educação, Daniela Fernandes, mostrou-se satisfeita e orgulhosa com a presença de público e o resultado da iniciativa, cujas comunicações foram bastante esclarecedoras e enriquecedoras. Agradeceu a presença de todos, desejou um bom ano letivo e sublinhou que, tal como em outras áreas, também na educação, Monção está a deixar marca.

 

Daniela Fernandes, vereadora da Educação, mostrou-se muito satisfeita no final da iniciativa

[Fonte: Município Monção]

 

 

As comunicações foram proferidas por Joaquim Meira, coordenador da EMAEI, Marisa Lousada, da Escola Superior de Saúde, Universidade de Aveiro, Liliana Rocha, da Lusoinfo, e Ana Rita Silva, terapeuta da fala, do Agrupamento de Escolas de Monção, que apresentou o projeto “Ler para Crescer”.

 

Vânia Brito, terapeuta da fala, do Município de Monção, divulgou os resultados do estudo científico “Boas Práticas ao Nível da Linguagem em Idade Pré-Escolar na Comunidade Educativa de Monção”.

 

O estudo consistiu no rastreio, ao nível da linguagem e dos sons, a todas as crianças, com 4 anos de idade, do Agrupamento de Escolas de Monção e do Centro Infantil da Santa Casa da Misericórdia de Monção, durante três anos letivos.

 

 

[Fotografias: Município Monção]

Últimas