PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Monção

Banda de Monção celebra Nª Srª da Saúde (há concerto no sábado!)

5 Outubro, 2023 - 10:33

1731

0

Padroeira da Banda Musical de Monção.

A Banda Musical de Monção (BMM) vai estar em festa no próximo fim de semana. A filarmónica vai homenagear Nª Srª da Saúde, sua padroeira.

 

Este ano, o programa começa no sábado à noite com um concerto comemorativo. “Para além da música, vai acontecer um momento histórico que irá perdurar no tempo”, adiantou fonte da BMM à Rádio Vale do Minho.

 

O espetáculo vai realizar-se no Cine Teatro João Verde. Tem início marcado para as 21h30.

 

Os bilhetes já estão à venda nos locais habituais. “Quase esgotados”, referiu a mesma fonte.

 

No domingo, dia 8 de outubro, o programa segue às 9h30, com a romagem aos cemitérios, para homenagear músicos, maestros e sócios já falecidos.

 

Vai seguir-se, pelas 11h30, a Eucaristia Solene na Igreja Matriz. Após a celebração, sai a Procissão pelas principais artérias do centro da vila.

 

Dirigida pelo maestro José Vicente Simeó Mañez, desde 2003, a filarmónica monçanense é constituída por cerca de 80 elementos de várias gerações, sendo visível o número assinalável de jovens praticantes, fruto do excelente trabalho desenvolvido pela banda juvenil e pela academia de música.

 

O registo mais antigo conhecido da Banda Musical de Monção está inscrito numa ata da Santa Casa da Misericórdia de Monção, de 25 de fevereiro de 1792. Nessa época, era conhecida como Banda de Muzica da Vila, presumindo-se, contudo, que a sua existência seja ainda anterior.

 

 

[Fotografias: Arquivo/Rádio Vale do Minho]

Últimas