PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Banco Alimentar: Meio milhar de pessoas apoiadas em 2013. Novos pedidos implicam mais parcerias

8 Janeiro, 2014 - 11:20

120

0

Se é verdade que o serviço tem chegado a muitas pessoas, há ainda solicitações novas que a vereadora da ação social do executivo classifica de “graves e urgentes”.

O banco alimentar de Vila Nova de Cerveira, inserido na Loja Social, apoiou mais de uma centena de famílias só no quarto trimestre de 2013. Os dados relativos ao total anual, entretanto, apontam para mais de meio milhar de pessoas beneficiadas por este serviço do município, para além da distribuição de alimentos efetuada às IPSS’s.

Momento de fazer balanços, mas também previsões. Com a entrada do novo ano, as expetativas não são melhores.

Se é verdade que o serviço tem chegado a muitas pessoas, há ainda solicitações novas que a vereadora da ação social do executivo classifica de “graves e urgentes”.

Aurora Viães assegura que o grande desafio de 2014, no âmbito desta valência, é a concretização de mais parcerias, com o objetivo de aumentar a capacidade de resposta do banco alimentar concelhio.

A avaliação realizada sobre o último trimestre de 2013, mostra que um total de 127 agregados familiares, totalizando 424 indivíduos, puderam beneficiar do apoio do banco alimentar. Nesse mesmo período, foram distribuídos 201 cabazes, contendo quase seis mil produtos.

Olhando para o balanço anual, o número de agregados apoiados pelo banco alimentar cresce para os 171 e o número de pessoas passa para as 548. Foram distribuídos quase 600 cabazes, contendo mais de 17 500 produtos. Entre estes, destacam-se o arroz, massas, bolachas, leite, cereais, farinhas, óleo, azeite, açúcar e conservas, mas a variedade foi bastante grande, incluindo, por exemplo, mel, iogurtes, frutas, sumos e produtos de higiene diversos.

De salientar que o município cerveirense abriu esta Loja Social, em que se inclui o banco alimentar, tendo em vista a população carenciada. As instalações foram remodeladas e adaptadas às novas funcionalidades.

A Loja está instalada num edifício adquirido pela autarquia, expressamente para acolher este espaço, assim como os serviços de ação social municipais.

Últimas