Menu

+

0

0

Alto Minho

Autoridade Marítima Nacional apela à população para evitar locais de agitação marítima

30 Dezembro, 2023 - 11:40

159

0

Alto Minho sob aviso amarelo este domingo e segunda-feira.

“Com a entrada do novo ano, altura em que muitas pessoas se deslocam a praias e zonas costeiras”, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) aconselha “a população a evitar frequentar zonas expostas à agitação marítima, adotando uma postura preventiva e de segurança, evitando expor-se desnecessariamente ao risco”.

 

Em comunicado, a AMN refere que as previsões apontam para um aumento significativo da agitação marítima na costa ocidental de Portugal Continental e nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, “muito característica do mar de inverno”.

 

Perante estas previsões, a AMN recomenda que as pessoas mantenham sempre “uma distância considerável em relação à linha de água, evitando ser surpreendidas, uma vez que o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”.

 

 

 

 

[Fonte: AMN]

 

 

Alto Minho sob aviso amarelo

O Alto Minho vai estar sob aviso aviso amarelo este domingo e na segunda-feira para agitação marítima. O alerta, colocado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), é o terceiro mais grave numa escala de quatro.

 

Refere o IPMA que estão previstas “ondas de noroeste com 4 a 5 metros de altura significativa”.

 

Assim, prossegue a AMN, a população não deve frequentar zonas expostas à agitação marítima, como molhes e esporões, e deve evitar ida a banhos, adotando uma postura preventiva e de segurança, aconselha.

 

Segundo informação disponível no ‘site’ da AMN, as barras marítimas de Viana do Castelo e do Douro estão fechadas a toda a navegação devido à agitação marítima.

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas