PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

3

0

Autárquicas 2025

Autárquicas: Eis as ideias de José Albano Domingues para Melgaço

15 Junho, 2025 - 03:53

4812

0

Festa do Alvarinho e do Fumeiro pode mudar de local com a AD à frente da Câmara de Melgaço.

“Nós somos Melgaço, carago!”. A exclamação, plena de euforia, foi feita este sábado pelo candidato da AD (PSD/CDS-PP) à Câmara Municipal de Melgaço, José Albano Domingues, num jantar de apresentação que reuniu mais de 300 pessoas.

 

Uma enorme moldura humana mostrou caloroso apoio a esta coligação de direita. Uma vontade de mudança e desejo de sair daquilo a que José Albano Domingues chama de “depressão coletiva”.

 

 

Mais de 300 pessoas juntaram-se para mostrar apoio ao candidato da AD

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

“Daqui a 20 anos passaremos a ser apenas três mil”

No seu discurso, o candidato não perdeu tempo a apontar “alguns exemplos” de “fracassos, insucessos, devaneios e teatros” da maioria socialista que atualmente governa a Câmara Municipal.

 

Começou pelas Termas do Peso, “onde foram investidos milhões de euros e está um espaço votado ao abandono e em estado de degradação”. Seguiram-se as Casas de Fronteira, “para a qual o atual Executivo Municipal criou vários projetos. Até hoje não teve a capacidade de levar avante nenhum deles”.

 

Passou pelo espelho de água em Castro Laboreiro cuja obra “começou antes do PDM ser aprovado. Ainda hoje estamos sem saber o que dali vai sair. Se é que alguma coisa vai sair”.

 

Virou para a construção de habitação a custos controlados na freguesia de Alvaredo. “Uma obra imposta contra a vontade da maioria da população”, lamentou. Ainda nesta freguesia, lembrou a Zona Empresarial de Alvaredo, inaugurada em janeiro de 2024 e “está sem uma única empresa instalada”.

 

Lembrou a campanha das lojas Pop-Up, em 2019. “Foi vendido como um projeto pioneiro em Melgaço e exemplo por essa Europa fora. O que é que aconteceu? Estão praticamente todas fechadas”, atirou.

 

 

Lojas Pop-Up entre os “fracassos” da atual maioria socialista, segundo a AD

[crédito fotografia: DR]

 

 

Recordou ainda o lema de Melgaço, Destino de Natureza mais Radical de Portugal. “Conheço várias pessoas que cá vieram atraídas por este chavão e saíram daqui dececionadas porque pouco ou nada encontraram para fazer a este nível”, lamentou.

 

Concluiu com mais números: Em 10 anos, Melgaço perdeu 15,6% de população, de acordo com dados dos Censos de 2021. “São quase 1.500 pessoas! É três vezes mais do que aconteceu no distrito e oito vezes pior do que ao nível nacional!”, alertou José Albano Domingues.

 

Se a hemorragia demográfica não for travada, projetou o candidato, “daqui a 20 anos já não seremos sete mil. Passaremos a ser três mil!”.

 

Ato contínuo, José Albano Domingues puxou a calculadora. “Sabem qual é neste momento o passivo da Câmara de Melgaço? De acordo com a última prestação de contas são 20 milhões de euros”.

 

Absoluto silêncio na sala.

 

 

Câmara de Melgaço tem “passivo de 20 milhões de euros”, diz a AD

[crédito fotografia: Impulsive Addiction]

 

 

O que pretende mudar a AD?

José Albano Domingues defende, desde logo, “uma forte aposta no investimento privado. Somos amigos dos empresários e eu também sou empresário! Temos de trazer para cá investidores, que criem negócios, empregos, que fixem os nossos jovens, que fomentem riqueza e que ajudem a economia local”.

 

Melhorar a rede de transportes públicos a nível interno é também um objetivo desta coligação. A saúde é também outra das prioridades “e é projeto nosso contratar um seguro de saúde para todos os residentes em Melgaço, comparticipando nas despesas com deslocações, consultas, exames diagnósticos e outras intervenções”. Longo aplauso na sala.

 

Os jovens também são outra das apostas fortes da AD, que se compromete a criar a Semana da Juventude “com entradas gratuitas em museus, várias atividades e festivais”.

 

“Queremos recuperar o que nunca deveríamos ter perdido: a prova automobilística de Drift!”, exclamou. Estrondoso aplauso vindo dos mais jovens. “E queremos também aqui os amantes do motociclismo. Havemos de organizar, anualmente, uma concentração motard em Melgaço!”

 

 

AD quer regresso do Campeonato Nacional de Drift a Melgaço

[crédito fotografia: Tatiana Azevedo]

 

 

Baixar o IMI e reabilitar “prédios devolutos e em avançado estado de degradação” também está nos compromissos da AD.

 

 

Baixar o IMI está também entre os compromissos da AD

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

Festa do Alvarinho e do Fumeiro pode mudar de local

Foi um dos compromissos mais aplaudidos da noite: a Festa do Alvarinho e do Fumeiro, com a AD à frente da Câmara de Melgaço, pode mudar-se para outro local.

 

“Vamos reorganizar o conceito. Mas temos de tornar a Festa do Alvarinho mais tradicional, mais apelativa, e mais popular! Aberta às associações, aos nossos artesãos, às concertinas e aos bombos”, defende.

 

Mas a ambição da AD não se esgota aqui.

 

“Vamos também ouvir-vos sobre a possibilidade de mudar o local onde a Festa do Alvarinho se realiza”. Palmas. Muitas palmas para José Albano Domingues.

 

 

Festa do Alvarinho e do Fumeiro pode mudar de local com a AD

[crédito fotografia: ilustrativa/Município Melgaço]

 

 

Pelas ruas, nos cafés e em várias esquinas, sugere-se a transição do certame do Largo do Mercado para a zona verde ao redor do Centro de Estágios. Curiosamente (ou não) foi sobre este local que o candidato se debruçou logo de seguida.

 

“Temos, urgentemente, de fazer algo pelo Centro de Estágios de Melgaço” com várias valências “em avançado estado de degradação”.

 

 

AD quer requalificar e dinamizar mais o Centro de Estágios

[crédito fotografia: DR]

 

 

Ligação à A28

Na reta final do seu discurso, José Albano Domingues virou o olhar para Hugo Soares, Secretário-Geral do PSD, presente entre as centenas de militantes e simpatizantes da candidatura.

 

“Pecisamos de trazer a A28 para junto de nós!”. Mais uma longa ovação. “É uma infraestrutura essencial para o desenvolvimento destes territórios. A atual estrada nacional já não é solução. Por aí não iremos conseguir trazer investimento e fomentar mobilidade”.

 

Militantes e simpatizantes aplaudiram luta pela ligação à A28

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

“O nosso concelho tem todas as condições para tornar-se num concelho apelativo. Grandioso e com futuro”, considera.

 

E deixou mais um compromisso.

 

“Não estou, nem nunca estarei neste processo para me servir. Estamos unica e exclusivamente para servir Melgaço! Não andamos aqui à procura de empregos! Não temos ambições políticas a não ser pela nossa terra. Se as tivéssemos já teríamos dado este passo muito antes. Queremos trabalhar! Queremos agir! Queremos fazer acontecer!”, vincou.

 

“Digam sim à mudança”, pediu. A multidão respondeu com um um longo “siiiim e mais um último e longo aplauso.

 

 

[crédito fotografias capa: Rádio Vale do Minho]