PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Autárquicas 2013: Vítor Pereira (PS) promete trazer mais investidores para o concelho. Emprego é aposta

4 Setembro, 2013 - 09:05

152

0

Em entrevista alargada à RVM, no âmbito das autárquicas 2013, Vítor Pereira elege como uma das suas preocupações o emprego, e acredita que as zonas industriais devem ser o caminho.

“Paredes de Coura é apetecível para os empresários”. A convicção é do candidato socialista à Câmara Municipal, Vítor Pereira, que se compromete a criar um Gabinete de Captação de Investimento.

Em entrevista alargada à RVM, no âmbito das autárquicas 2013, Vítor Pereira elege como uma das suas preocupações o emprego, e acredita que as zonas industriais devem ser o caminho.

Pretende implementar uma política de maior proximidade entre autarquia e potenciais investidores, através de um “maior empenho e concentração”, no sentido de “vender” estes espaços lá fora. E levanta a ponta do véu: “Já há contactos para atrair potenciais investidores, e novidades podem surgir muito em breve”.

Não concorda com a criação de uma terceira zona industrial no concelho, por não ser “nem sensato nem racionalmente económico”.

Contudo, a estratégia passa por reaproveitar pavilhões vazios e dar a conhecê-los no estrangeiro. “São mais atrativos por serem mais baratos”, assegura.

Diferença. Esta pode ser a palavra que marca a campanha e o programa eleitoral de Vítor Pereira. Destacando que “o básico está feito”, ao nível de equipamentos, o até aqui chefe de gabinete do ainda atual autarca Pereira Júnior, acredita que é preciso “pensar fora do quadrado”.

O candidato ‘rosa’ explica que as autarquias devem pensar de forma diferente para se afirmar, através de medidas alternativas, “pensadas e sustentáveis”, ouvindo as pessoas.

Considerando a importância da agricultura, Vítor Pereira assume que a avalia a longo prazo, por ser “uma atividade difícil”.

Salienta que este setor deve servir como complemento, apostando no consumo próprio, mas também na possibilidade de libertar alguns produtos para vender.

Contudo, há uma medida que este socialista quer implementar: criar uma carta agrícola de forma a reunir as potencialidades de cada freguesia, mediante diversas variantes.

Com o lema de competir pela qualidade, e não à escala, Vítor Pereira também se mostra favorável ao emparcelamento agrícola.

Pelo turismo, o candidato salienta que é preciso criar uma dinâmica económica para depois potencializar esta área.
Fazer um centro de BTT, ou um equestre, ou até um parque de caravanas, mas diferente das que já existem na região ou no país, é a aposta.

Pela cultura, Vítor Pereira, um dos sócios fundadores da Ritmos, entidade promotora do Festival de Música de Paredes de Coura, não tem dúvidas de que este evento é para continuar e com a autarquia a dar apoios financeiros, “dentro do que é possível”.

No entanto, quer implementar no concelho a realização de eventos culturais mais pequenos e ao longo de todo o ano, que atraiam pessoas e levem o nome de Coura mais longe.

No ramo da educação, considerando que ao nível de equipamento está tudo feito, Vítor Pereira pretende impulsionar “o sair da sala da aula”, através da promoção de eventos lúdico-pedagógicos nos equipamentos existentes.

Pelo ambiente, o candidato ‘rosa’ admite potenciar o rio Coura com uma possível repovoação da truta, potencializando a pesca lúdica, além de constituir um caminho ecológico para as pessoas passearem.

Estas e outras ideias estão patentes na entrevista alargada de Vítor Pereira à RVM e Alto Minho Tv e que vai ser emitida, mais logo, a partir das 18h00, com repetição sábado e domingo após o bloco informativo das 13h00.

Últimas