PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Autárquicas 2013: “Há que atribuir responsabilidades no encerramento da Pousada” – Esteves Marques

18 Setembro, 2013 - 09:00

154

0

Enaltecendo um programa eleitoral “realista”, o candidato pelo PSD à Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira para as autárquicas de 29 de Setembro diz ter uma posição “muito concreta” relativamente ao dossier da Pousada D. Dinis.

Enaltecendo um programa eleitoral “realista”, o candidato pelo PSD à Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira para as autárquicas de 29 de Setembro diz ter uma posição “muito concreta” relativamente ao dossier da Pousada D. Dinis.

Em entrevista alargada à RVM, Manuel Esteves Marques, de 64 anos, médico, compromete-se a propor à futura Assembleia Municipal uma ferramenta direccionada ao ministério da tutela, com o objetivo de atribuir responsabilidades pelos “elevados custos” de Cerveira ter uma pousada fechada.

Ao nível social, o candidato laranja quer estreitar relações com a Segurança Social no sentido de “pensar mais” os centros de noite “e não tanto nos de dia”.

Manuel Esteves Marques refere que é necessário dinamizar as famílias de acolhimento, bem como impulsionar uma maior integração e proximidade entre população, comunidade escolar e os lares.

Com conhecimento de causa, devido à profissão de médico, o candidato pelo PSD de Cerveira critica o atual modelo do Sistema Nacional de Saúde ao nível de meses de atraso nas consultas de clínica geral.

Esteves Marques propõe a atribuição ao utente de uma senha “para ir a outro lado”, um papel, que na sua perspectiva, o executivo deve tomar as rédeas.

Apesar da taxa de desemprego no concelho não acompanhar números elevados de outros vizinhos, o candidato à presidência da Câmara de Cerveira pelo PSD acredita que há apoios que podem ser dados aos trabalhadores das zonas industriais, nomeadamente na deslocação casa-trabalho e vice-versa.
Esteves Marques pretende criar uma rede de transportes públicos colectivos, com a câmara a participar.

Conhecida como a ‘vila das artes’, este médico diz que é imperioso manter a realização das bienais, mas defende uma avaliação de “até onde se pode ir”, e também “maior imaginação”.

Quanto às expectativas de vencer este ato eleitoral, e ‘roubar’ o executivo de Cerveira nas mãos do PS há três décadas para o PSD, Esteves Marques diz que nada é impossível.

Contudo, admite que o partido esteve ao longo destes anos “muito apagado e até desmembrado talvez por um conjunto de interesses”. E acrescenta: “Isto estava a bater no chão e a minha candidatura veio dar vida, porque faltava liderança. Agora, os laranjinhas juntaram-se todos”.

Baseando-se em três vertentes – rio, vias de comunicação e turismo -, Esteves Marques pretende ainda criar gabinete de apoio ao empreendedorismo para acompanhar “a par e passo os quadros comunitários” de forma a impulsionar os jovens.

Além disso, não se esquece da necessidade de “provocar os próprios empresários” através de fóruns para dinamizarem atividades, aproveitando o Centro de Apoio Às Empresas na zona industrial.

Na educação, a ideia passa por criar um banco de livros e dar vida aos antigos edifícios de escolas primárias, agora abandonados devido à constituição dos centros escolares.

A entrevista alargada ao candidato do PSD a Cerveira é emitida esta quarta-feira, após o bloco informativo das 18h00, com repetição sábado e domingo às 13h00.

Chega ao fim o programa ‘Especial Autárquicas 2013’, para o ato eleitoral de 29 de Setembro.
A RVM espera que estas entrevistas alargadas aos principais candidatos dos cinco concelhos do Vale do Minho tenham contribuído para um melhor esclarecimento.

Últimas