PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Autárquicas 2013: Federação Distrital do PS analisa resultados das eleições a 25 de Outubro

8 Outubro, 2013 - 09:18

158

0

José Manuel Carpinteira assume um balanço “nem positivo nem negativo”, dada a manutenção das seis presidências de câmaras, em dez possíveis.

Com o objetivo de auscultar o partido, o presidente da Federação Distrital do Partido Socialista convocou, para 25 de Outubro, em Monção, um encontro da comissão política para analisar os resultados das autárquicas de 29 de Setembro.

Depois de realizada uma avaliação a nível nacional e também no seio da comissão executiva daquele órgão, segue-se a partilha de ideias entre os militantes ‘rosa’ alto-minhotos.

José Manuel Carpinteira assume um balanço “nem positivo nem negativo”, dada a manutenção das seis presidências de câmaras, em dez possíveis.

Contudo, salienta que o partido podia ter feito melhor, recordando que, apesar de ter conquistado a Câmara de Caminha ao PSD, perdeu a de Vila Nova de Cerveira para uma lista independente.

Perante este cenário, José Manuel Carpinteira não tem dúvidas de que o “maior derrotado destas eleições” foi o Partido Social-Democrata que perdeu uma camara, ficando com a liderança em apenas dois municípios.

Quanto à possibilidade de eleições para a presidência da Federação Distrital socialista, José Manuel Carpinteira diz que ainda tem um ano de mandato para cumprir, e ainda nem sabe se esse período virá a ser prorrogado até às legislativas.

Para já, o que se segue são as eleições para as concelhias do PS que se vão realizar até final do mês de Dezembro.

O caso particular de Vila Nova de Ceveira vai ser analisado na concelhia, com José Manuel carpinteira a ter manifestado publicamente a necessidade de uma reflexão em torno do processo das ‘diretas’ nas concelhias.

Recorde-se que a nível distrital apenas os presidentes socialistas das câmaras de Viana do Castelo e de Ponte de Barca se recandidataram ao cargo, José Maria Costa e Vassalo Abreu, tendo ambos repetido as vitórias anteriores.

Já Miguel Alves reconquistou para o PS a Câmara Municipal de Caminha, há doze anos detida pelo PSD, enquanto em Melgaço e em Paredes de Coura os novos candidatos Manoel Batista e Vítor Paulo Pereira, respetivamente, mantiveram as autarquias com liderança socialista.

Resta saber o desfecho do caso de Monção, cujo resultado ainda aguarda o recurso ao Constitucional, interposto pelo PSD, depois de ter perdido o executivo para o PS, por uma diferença mínima de três votos.

Últimas